REGIÃO NORTE – Confira as principais noticias da Amazônia brasileira

REGIÃO NORTE – Confira as principais noticias da Amazônia brasileira

REGIÃO NORTE – Confira as principais noticias da Amazônia brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

AMAPÁ - Imprensa é acusada de receber dinheiro para atacar Assembleia Legislativa e MP
A imprensa local do Amapá era paga por servidores da Assembleia Legislativa para atacar o Ministério Público, segundo informou a Amazônia Brasil Rádio Web.
O objetivo era intimidar e silenciar membros do Ministério Público responsáveis por investigar casos de corrupção por conta de desvios de milhões de reais da Assembleia Legislativa.
O uso de verbas públicas era utilizado por meio de pagamento de notas fiscais com motivos genéricos, como “Divulgação Institucional” e “Divulgação de Serviços de Mídia”, sem especificação de espaços, anúncios e horários.
Havia ainda um esquema de pendurar na folha de pagamento da Assembleia "jornalistas" e seus parentes, usados na campanha contra o Ministério Público e adversários do grupo político da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
RORAIMA - Professoras participarão de Congresso Internacional
Quatro professoras que atuam no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade irão participar do III Congresso Internacional Ibero-americano de Educação Inclusiva. O evento começa nesta quinta-feira (12) e segue até sábado (14) e será realizado no auditório Josefina Plá da Universidad Autonoma de Asunción, no Paraguai.
A seleção dos participantes foi feita por meio de artigos científicos. As professoras de Roraima tiveram seus trabalhados avaliados e aprovados pela comissão organizadora do evento. O conteúdo dos artigos foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas pelas profissionais sobre o trabalho desenvolvido no próprio Viva Comunidade.
O Centro oferece atendimento gratuito a cerca de 600 usuários com múltiplas deficiências nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, arte e desporto.
“A participação dos nossos profissionais em encontros como estes contribui para melhorar o trabalho que é desenvolvido no Viva Comunidade principalmente, no que se refere ao processo de educação inclusiva. Nossas professoras estão de parabéns pelo interesse e empenho com que se dedicaram para participar deste evento internacional”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Os artigos desenvolvidos pelas professoras serão expostos em mesas de comunicações que abordam as pesquisas desenvolvidas em educação inclusiva. Cada participante terá 10 minutos para a sua exposição oral. O programa do Congresso inclui ainda palestras e fóruns de discussões. Os trabalhos de Roraima selecionados para o 3º. Congresso Internacional Ibero-americano são:
A Contribuição da Arte das Expressões Artísticas Para o Desenvolvimento Cognitivo do Aluno Com Deficiência Mental, de Rejane Risia Gonçalves Rios.
Aspectos Educativo se Educacionais do CIAPD que Facilitam a Inclusão do Aluno com Deficiência no Mercado de Trabalho em Boa Vista – RR, de Veranilda Matos Lavareda.
A Inclusão do Aluno Com Deficiência do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade no Processo Educacional no Ensino Superior no Município de Boa Vista/ RR –Brasil, de Simone dos Santos Catão.
A Afetividade dos Funcionários em Relação aos Alunos com Deficiência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência no Município de Boa Vista/ Roraima – Brasil, de Shirlei dos Santos Catão.
AMAZONAS - Câmara Municipal de Manaus violou Constituição Federal
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) violou a Constituição Federal e o direito de oposição ao não permitir a tramitação de um projeto de lei de autoria do vereador de oposição Mário Frota (PSDB). Esse foi o entendimento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, ao conceder mandado de segurança favorável ao parlamentar, na última quarta-feira.
Por meio do Projeto de Lei 193/2011, Frota queria alterar uma alínea da Lei nº 1.580/2011, que autoriza à Prefeitura de Manaus conceder à iniciativa privada o uso de imóveis do patrimônio público para implantação de centros de comércio popular, lojas, quiosques, bares e restaurantes.
À época da aprovação da lei, donos de quiosques em feiras e mercados na cidade temiam ser atingidos pela nova legislação. Após garantir que aqueles trabalhadores não seriam prejudicados, o prefeito Amazonino Mendes (PDT) conseguiu que a CMM aprovasse a lei.
Mas para o vereador de oposição, além da promessa, o prefeito deveria ter deixado claro no texto da lei que feiras e mercados não seriam atingidos de fato. “O texto é genérico. Não há nada que excetue feiras e mercados da implicações da lei. O prefeito que quiser pode mexer com eles”, disse Frota.
Ao apresentar o projeto para acrescentar a expressão “com exceção de feiras e mercados”, o presidente da CMM, Isaac Tayah (PSD), não aceitou nem que a matéria fosse encaminhada à primeira comissão técnica da Casa, a de Constituição, Justiça e Redação.
ACRE - Com a cabeça na "C", Rio Branco não descarta disputar Série D
Rio Branco, AC, 12 (AFI) - Depois de ser excluído do Campeonato Brasileiro da Série C, o Rio Branco não descarta a possibilidade de disputar a Série D. Na última terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça manteve decisão da juíza Ritaura Santana, da 1ª Vara Cível Federal, da Paraíba, de manter o Treze e excluir o Rio Branco, sob multa de R$ 200/mil à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em caso de descumprimento.
"“Nosso objetivo é disputar a Série C porque conquistamos essa vaga dentro do gramado. É evidente que podemos ser derrotados nos tribunais e por isso precisamos pensar em uma alternativa”, afirmou o vice-presidente do Rio Branco-AC, Adém Araújo, sobre as chances de disputar a Série D. Na última quarta-feira, a CBF exclui o nome do Rio Branco nas tabelas divulgadas no site oficial da entidade.
Mas, o clube não pretende 'jogar a toalha' e deve entrar na Justiça para reconquistar a vaga na Série C, além de pedir uma indenização ao Treze, considerado por muitos clubes, o 'vilão da Série C'. “Se conseguimos reverter a questão jurídica precisaremos ter um elenco montado para jogar o Brasileiro. A situação é complicada, mas não vamos entregar essa vaga para uma equipe que não tem direito”, ressaltou.
Com um elenco montado, as despesas continuam rolando. Nesta semana, o clube fará uma reunião para definir as estratégias dos próximos dias. "Vamos nos reunir e definir como iremos agir. Precisamos acertar alguns detalhes, inclusive, com os nossos patrocinadores", afirmou Araújo.
Representante acreano
Pela decisão da Justiça, o Rio Branco não poderia disputar nenhuma divisão do nacional. Mas, assim como manda o regulamento do Campeonato Acreano, o campeão estadual de 2012 tem direito a vaga na Série D. Como o time estava na Série C, quem ficou com a vaga foi o vice, Atlético Acreano. Agora, o time poderá ser excluído para a entrada do Rio Branco, no Grupo A1.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS