O Professor Marquelino Santana recebeu recentemente em Extrema, distrito de Porto Velho as visitas do Dr. Alisson Lincoln do Ministério das Relações Exteriores em Brasília – Divisão de Assistência Consular-DAC -; do Dr. Beymar Duchén da Embaixada Brasileira de La Paz e do Sr. Luis Carlos Velasco, presidente da comissão permanente Brasil/Bolívia.
Durante o encontro as autoridades confirmaram que durante os dias 11 e 12 de novembro do corrente mês será realizado uma sessão itinerante para solução definitiva dos graves acontecimentos que vem ocorrendo na região do rio Mamu, departamento de pando, Bolívia.
Na oportunidade o Professor Marquelino ficou de fazer a divulgação e a organização deste importante encontro que definirá quais ações serão realizadas para definitivamente por fim a uma situação conflituosa desta região fronteiriça que já dura mais de três anos.
Na convocação, o Consulado Sazonal do Brasil Puerto Evo Morales – Pando – convoca todos os Nacionais Brasileiros residentes naquela faixa de fronteira para preencherem a chamada DECLARAÇÃO DE PREFERÊNCIA.
Nesta declaração os seringueiros Brasileiros irão optar se desejam ser reassentados em outra área da Bolívia, fora dos 50 km de fronteira ou se desejam serem reassentados aqui no Brasil. Este importante formulário será preenchido durante os dias 11 e 12 de novembro, das 8 ás 12h e das 14 ás 17h no auditório da Escola 13 de Maio em Extrema.
Segundo informou as autoridades ao Professor Marquelino, neste encontro, que é considerado um marco histórico para a Diplomacia Internacional, estarão presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do vice-consulado Brasileiro de Cobija, do consulado sazonal do Brasil Puerto Evo Morales, do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA – da Organização Internacional para Migrações – OIM – e Da Embaixada Brasileira de La Paz.
“Finalmente estamos a um passo de resolvermos definitivamente essa situação, e o mais importante: de forma inteiramente pacífica. Prevaleceu a Diplomacia’’. Ressaltou o Professor Marquelino, Coordenador do Projeto Ética e Cidadania.