As novas regras do acordo ortográfico assinado ainda em 1990 pelos países da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será regulamentado nesta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro. O presidente Lula assina o decreto estabelecendo o cronograma de implantação do acordo no Brasil.
O decreto tem a missão de padronizar a ortografia entre os países que falam a língua portuguesa. A solenidade acontece na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL). A data da assinatura é em homenagem ao escritor Machado de Assis, já que sua morte completaria 100 anos hoje.
A principal justificativa para as mudanças, segundo a CPLP, é que o português é língua oficial em oito estados, mas tem duas ortografias: a de Portugal e a do Brasil. "Existem desvantagens na manutenção desta situação e a língua será internacionalmente tanto mais importante quanto maior for o seu peso unificado", diz a CPLP.
O Brasil será o primeiro país a implementar as regras, mas as mudanças começar a serem feitas a partir de 1º de janeiro de 2009. O prazo de conclusão é até o início de 2013 e o decreto prevê que nos quatro anos de transição devem ser aceitas as duas formas de grafia.
Entre as principais alterações está o fim do trema, além de uma série de mudanças na acentuação.
Mais de 200 milhões as pessoas, que falam português em todo o mundo, devem se adaptar ao novo sistema ortográfico assim que ele for implantado na Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugual e São Tomé e Príncipe.
Conheça AQUI todas as regras.