*O Projeto de Lei 6997/06, da Comissão de Legislação Participativa, altera a Lei 8429/92 para permitir a qualquer cidadão propor ação civil contra responsáveis por improbidade administrativa. De acordo com o projeto, quando a ação for proposta por um cidadão, o autor ficará isento de custas judiciais e do ônus sucumbência, salvo se ocorrer comprovada má-fé.
*Pela legislação atual, somente o Ministério Público e a pessoa jurídica diretamente afetada pelos atos de improbidade podem processar judicialmente os responsáveis. Ao cidadão comum compete apenas denunciar o ilícito à autoridade administrativa competente para que a investigação seja instaurada.
*A proposta foi sugerida inicialmente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao pedir a mudança na legislação, a OAB lembrou que, apesar de o cidadão não poder agir contra os agentes responsáveis por atos de improbidade administrativa, ele pode anular os atos lesivos ao patrimônio público e à moralidade administrativa por meio de ação popular.
*
TRAMITAÇÃO
*O projeto tramita em regime de prioridade, em conjunto com o PL 1523/03, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que trata do mesmo tema. Ambos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovados, seguirão para análise do Plenário.
*
Veja também: *
Renato Veloso não foi preso em Alvorada do Oeste, diz assessoria
*
Seduc desmente dirigentes da UMES e garante que não retirou História da grade curricular
*
Colunista social Ronaldo Castro foi o campeão de utilização de passagens aéreas da ALE/RO