CUIDADOS: Agrotóxico que mata abelhas e borboletas tem uso restrito em RO

Medida foi tomada após estudo do Ibama, que revelou que produto atinge insetos polinizadores

CUIDADOS: Agrotóxico que mata abelhas e borboletas tem uso restrito em RO

Foto: Site borboletariodesaopaulo.com.br

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) emitiu um alerta sobre a restrição do uso de um agrotóxico contendo Tiametoxam em Rondônia, seguindo uma determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Estudos realizados pelo Ibama revelaram que o produto representa uma ameaça à vida das abelhas e borboletas, importantes insetos polinizadores.

 

O Tiametoxam é um inseticida que utiliza nicotina como ingrediente ativo, afetando as células do sistema nervoso central dos insetos e levando-os à desorientação e morte.

 

A proibição do uso desse produto está relacionada à importância das abelhas na polinização de mais de 70% das espécies vegetais, o que influencia diretamente na produtividade e qualidade dos cultivos agrícolas.

 

Com essa medida, os agricultores não poderão mais utilizar o agrotóxico por meio de pulverizações, incluindo o uso de aviões agrícolas e tratores para aplicação do produto.

 

Embora o uso do Tiametoxam tenha sido proibido em 10 culturas, como batata, cebola e eucalipto, e em outros 25 cultivos, como milho, soja e trigo, restrições adicionais foram impostas para aqueles em que o uso ainda é permitido.

 

Segundo a Idaron, os agricultores que adquiriram produtos contendo Tiametoxam até 22 de fevereiro poderão utilizá-los até o fim, seguindo as especificações do rótulo e da bula. Além disso, os fabricantes têm um prazo de 180 dias para se adequarem às novas normas de rotulagem, que devem destacar os riscos do produto para os insetos polinizadores.

 

As embalagens devem conter informações claras sobre a toxicidade do produto para as abelhas e a proibição de aplicação aérea, além de orientações específicas sobre quando não aplicar o agrotóxico, como durante a floração das plantas ou quando houver visitação de abelhas na cultura.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS