ISTO É - As autoridades chinesas teriam encontrado o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em um lote de carne bovina exportada pelo Brasil, informou o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, nesta sexta-feira (9). O caso é semelhante ao registrado em agosto, só que na exportação de frango.
Os vestígios do vírus teriam sido localizados por funcionários do Porto de Dalian e a embaixada do Brasil em Pequim foi notificada pelo governo sobre o caso. O governo não se manifestou sobre a nova contaminação.
Em 13 de agosto, a Prefeitura de Shenzhen informou que foram encontrados vestígios do novo coronavírus em um lote de asas de frango produzidas no Brasil e em camarões vindos do Equador. Os funcionários que tiveram contato com as embalagens foram testados e deram negativo para a Covid-19.
Nesta quinta-feira (8), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) divulgou um relatório sobre as exportações em setembro, que somaram 166,4 mil toneladas. No ano, já foram vendidas para o exterior 1,46 milhão de toneladas de carne bovina.
A China – incluindo os dados de Hong Kong – é o principal comprador internacional, com 839,1 mil toneladas nos nove primeiros meses do ano. (ANSA).