RONDÔNIA: Dia Nacional do Campo Limpo será marcado por ações de solidariedade

Por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19), as atividades realizadas neste ano, serão voltadas a pessoas necessitadas

RONDÔNIA: Dia Nacional do Campo Limpo será marcado por ações de solidariedade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

IDARON - O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado no dia 18 de agosto, será comemorado de forma diferente em Rondônia. Por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19), as atividades realizadas neste ano, serão voltadas a pessoas carentes, com entrega de cestas básicas e ações de conscientização para os produtores rurais em Cacoal.
 
A data foi instituída por meio da Lei Federal nº 11.657, de 16 de abril de 2008, reconhecendo o objetivo do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), fazendo parte do calendário nacional desde 2008, considerando a participação de diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público, além da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.
 
Atualmente, o InpEV e a Agência Idaron promovem eventos como ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço, sendo a devolução de embalagens uma responsabilidade do produtor rural.
 
Em todo o Estado de Rondônia, são 13 postos de recebimento e uma central de recolhimento. Sidney Marcos é o responsável pela central do InpEV em Cacoal, e explica como é feito o processo de recolhimento. “Ao adquirirem os agrotóxicos nos estabelecimentos agropecuários, os produtores têm o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens. Como as empresas não tem estrutura para receber essas embalagens, elas credenciam a um posto de recolhimento”.
 
Em 2018, foram comercializadas cerca de 1.200.000 embalagens de agrotóxicos em Rondônia. Já em 2019, foram cerca de 750 mil embalagens devolvidas.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS