Produtor rural de Cujubim/RO conseguiu reverter problema sanitário e melhorar a gestão financeira da propriedade com a ajuda do Sebrae
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A presença de parasitas que diminuem o ganho de peso de peixes da espécie Tambaqui, e, consequentemente, os resultados financeiros dos piscicultores, tirou o sono do produtor rural Marcelo Ribeiro, dono de uma propriedade rural em Cujubim, a cerca de 270 km de Porto Velho.
Percebendo os resultados diminuírem, o piscicultor solicitou ajuda do Sebrae. “Já tinha utilizado vários recursos, que não resolveram o problema. Fui informado de uma possibilidade de parceria com o Sebrae para a contratação de especialistas.”, explica.
Na unidade de atendimento do Sebrae de Ariquemes, o Marcelo recebeu as orientações necessárias e um consultor técnico foi designado para avaliar o problema na propriedade. “Foram várias análises até identificarmos que o parasita acantocéfalo estava presente no Tambaqui. Além do tratamento adequado também fui orientado para as boas práticas de manejo que poderiam fazer a prevenção de um novo surgimento desse parasita”, comemora o produtor rural.
MAIS AJUDA
Diante da possibilidade de melhorar a gestão empresarial de sua propriedade, o Marcelo decidiu continuar com o auxílio do Sebrae.
O analista técnico do Sebrae, Denis Farias, explica que foi um desafio muito grande melhorar a gestão de uma propriedade já organizada. “Com o Marcelo conseguimos implementar vários procedimentos de gestão que o ajudaram a controlar os gastos e os resultados.”, destaca.
“Quando a gente conta com a ajuda de especialistas, percebe que sempre temos algo a melhorar. E no meu caso, os resultados foram positivos, pois conseguimos avançar e ter um controle muito fiel da situação financeira da nossa propriedade”, acrescenta Marcelo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!