Sebrae e parceiros promovem discussão para melhorar a cadeia produtiva do pescado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A cadeia produtiva do pescado de Rondônia foi discutida em Ariquemes no dia 28 de setembro durante a realização do 1º Fórum da Piscicultura de Rondônia. O evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar) e o Sebrae, reunindo cerca de 400 participantes.
Durante o evento, especialistas discutiram as perspectivas de mercado e o futuro da cadeia produtiva da piscicultura, a qualidade do alevino do tambaqui na cadeia de produção, as inovações tecnológicas e seus benefícios para a aquicultura.
Atualmente, o Estado produz cerca de 90 mil toneladas de peixe em cativeiro. Dessa produção, 33% sai da região do Vale do Jamari, com especial participação do município de Ariquemes.
O diretor técnico do Sebrae Rondônia, Samuel Almeida, falou a respeito da possibilidade de fomentar vários segmentos da economia através da piscicultura: “nosso papel é levar conhecimento e criar oportunidades de negócios desde o dono de uma pequena propriedade rural ou aqueles que atuam no transporte ou no varejo do pescado”.
O governador de Rondônia, Daniel Pereira, participou da abertura do evento e elogiou a iniciativa do Sebrae e da Acripar em promover o evento. “Precisamos avançar ainda mais na produção de peixe, pois temos mercado consumidor interno e externo. Temos muitas famílias para alimentar. E, o mais importante, ainda temos muitas áreas que podem ser transformadas para a criação de peixe, ou seja, o nosso futuro é bastante promissor”, destacou.
Para o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, as discussões ajudam a esclarecer dúvidas e a melhorar as técnicas adotadas pelos produtores em suas propriedades. “Já somos referência na produção de peixe e não podemos nos acomodar, pois ainda temos muito o que melhorar aumentando nossa produtividade, reduzindo custos e oportunizando novos negócios”, afirma.
O cenário apresentado no Fórum da Piscicultura deixou os produtores de peixe otimistas. “A gente percebe que ainda temos muito para crescer e para melhorar em nossa produção”, finaliza o piscicultor Edson Sápiras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!