Mato Grosso do Sul apresentou, no primeiro quadrimestre de 2018, se comparado ao mesmo período do ano passado, um aumento de 5,6% na exportação da carne bovina in natura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os dados são da Secex – Secretaria de Comércio Exterior, apurados pela Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. “O volume exportado deste ano foi superior ao igual período do ano passado pelo fato de que os embarques para o mercado externo de janeiro a março foram mais vantajosos, já que abril não apresentou bom desempenho e foi menor que em 2017”, ressalta a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.
Foram totalizadas, entre janeiro e abril desse ano, mais de 40 mil toneladas de carne bovina exportada, rendendo uma receita superior a US$ 168 milhões.
No ranking dos principais importadores do estado, divulgados no último Boletim Rural, o Chile aparece em primeiro lugar, sendo responsável por 25% da receita. Países como Paraguai e Uruguai compõem agora a lista de clientes sul mato-grossense, ocupando 12º e 13º lugar respectivamente.
De acordo com as informações do SIPOA – Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o quadrimestre foi fechado com a produção de 288 mil toneladas de carne, e mais de um milhão de animais abatidos, número superior ao mesmo período de 2017.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!