Dona Dilma não vem mais, foi fazer presença no grande encontro das lideranças mundiais que vão se despedir de Nelson Mandela. Os sindicatos, que iriam fazer uma onda para protestar pelo atraso da transposição (governo, sindicalistas, membros da comissão especial criada para tratar do assunto, todos sabem do porque do atraso, mas preferem, é claro, ficar bem com os servidores, fazendo de conta que confrontarão a Presidente), vão transferir o protesto. Não seria mais fácil dizer exatamente o que está acontecendo, do que ficar fazendo essa onda toda? A Procuradoria Geral do Estado sabe todas as respostas. É só perguntar a ela. Outra turma também está com problema. Os que vivem do quanto pior melhor, espalharam que a pista do aeroporto de Ji-Paraná não seria concluída e, se concluída, não seria avalizada pela Anac. A boataria não colou porque, mesmo com a mudança na agenda da chefe, os pilotos, com o jato presidencial, já desceram e decolaram do aeroporto de Ji-Paraná, oficialmente liberado para todos os tipos de avião, inclusive os de grande porte. O Grupo de Transporte Especial da Presidência da República, inspecionou a nova pista aprovou todo o trabalho de restauração feito pelo DER. A obra, aliás, foi feita dentro do prazo, com custos conforme o previsto e, ainda, com qualidade exigida pelas autoridades da aeronáutica. A turma do governo e do Mosquini, do DER, comemoram. Ficou mal para quem anunciou que a pista seria reprovada e os voos cancelados.
Enfim, dona Dilma vai chorar Mandela, também em nosso nome, porque ele sim, fará falta à Humanidade. A Presidente virá dia desses. E a transposição, superadas as dificuldades legais que ainda existem, vai ocorrer sim. Só não tem solução para o caso dos linguarudos. Estes que torcem pelo pior. Afora isso, tudo se dá um jeito!
BOMBA ATÔMICA
Imperdível, da primeira à última palavra, a entrevista que o jornalista Carlinhos Araújo fez com o desembargador aposentado Sebastião Teixeira Chaves, publicada no final de semana no site tudorondonia, do Rubens Coutinho. Preso na Operação Dominó, há sete anos, Teixeira se diz injustiçado e faz denúncias impressionantes contra o próprio Judiciário, mas, principalmente, contra a Polícia Federal. Se tiver um só pingo de verdade no que Teixeira Chaves denuncia, o caso tem que ser reaberto e investigado completamente. Divisão do átomo. De causar explosão atômica.
SUPORTAREMOS?
Mais um final de semana de mortes, tristezas, tragédias. Ninguém mais suporta essa violência desenfreada e incontrolável. Na noite de sexta para sábado, outro caso de arrepiar. O grande artista rondoniense, Zezinho Maranhão, foi assassinado dentro da própria casa por uma sobrinha viciada em drogas. Que mundo é esse que estamos vivendo? Até quando suportaremos, calados, a tudo isso a que estamos assistindo e onde somos as vítimas?
MAIS UM ESCÂNDALO
Pode ser que agora, envolvida num enorme escândalo de desvios de recursos (mais de 1 milhão e 800 mil reais já foram pelo ralo), o ICMBio, a ONG que leva o nome de Chico Mendes e tenta emperrar todos os projetos de crescimento da Amazônia, finalmente autorize a volta das obras da BR 319. Ibama e Ipaan (outros duas instituições adoradas pelas ONGs internacionais), também estariam propensas a liberar pelo menos 400 quilômetros de recuperação, exatamente nos piores trechos. Mas como são eles que mandam nesta região, não se sabe se é ou não verdade que os trabalhos poderão recomeçar nos próximos meses.
O GENERAL PROTESTA
Algumas frases ditas pelo diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe, durante audiência na Comissão de Agricultura do Senado que tratou das obras da 319 valem a pena serem repetidas, para que entenda o absurdo: "Em 1974 eu percorri o trecho Humaitá-Manaus todo asfaltado. Era um tapete. O governo, por meio do Dnit, já gastou 70 milhões de reais para demarcar 12 milhões de hectares em unidades de conservação, por exigência do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e continuamos na estaca zero”. Deu prá entender a jogada e a malandragem? Muita grana, muita grana! E a Amazônia que se dane...
CURA DO CÂNCER
Durante toda a manhã desta terça, haverá grande mobilização liderada pelo Ministério Público. Em parceria com a Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União, o MP estadual promove um ciclo de palestra para lembrar o Dia Internacional contra a Corrupção. Começa de manhã e vai até perto do meio dia. A iniciativa é louvável e merece a participação da coletividade. Combater a corrupção é aprender a cura de um câncer que destrói nosso país há séculos.
JUSTIÇA NELES!
Não poderia ter resultado diferente. A Justiça Federal acatou ação do Ministério Público e determinou que os vergonhosos aumentos nas passagens aéreas, empurrados goela abaixo do consumidor por todas as grandes empresas que voam em Rondônia, fossem exterminados. Os preços na alta temporada só podem ser corrigidos em 50% em relação ao que será cobrado em fevereiro. Os malandros estavam aplicando reajustes de até 900%.
PERGUNTINHA
A duas semanas do Natal, suas compras são prioridade ou as contas que vão vencer em janeiro, como o IPTU quase 12% mais caro, pesa na hora de tirar o dinheiro da carteira?