Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foto: Paulo Andreoli e Selmo Vasconcellos, realmente dois grandes amigos/irmãos.
NOVA REPÚBLICA
(Av. Campos Sales, s/n, Porto Velho, RO – abril/maio de 1983)
Lá fora a chuva era terrível. Tão forte que chegava a molhar parte da minha casa. Não tinha o menor receio porque já acostumara com ela. Como sempre eu sabia que levaria uma duas horas chovendo.
Estava deitado na rede e então comecei a matutar: há dois anos também morava num barraco. Este localizado em Porto Velho, Av. Campos Sales. Estava numa tarde ameaçadora. O céu estava coberto de nuvens escuras. A tempestade não tardava a desencadear-se.
Passei a sonhar acordado. Aquele dia, como todos os dias de quem mora em republica, havia sido muito árduo. Estava exausto. De onde me encontrava olhei para os amigos: Francisco Andreoli, Walter Ferreira, Oswaldo, Paulo Andreoli, Edson, Simão e Reinaldo.
Francisco Andreoli, como sempre, lia um livro. Walter trazia preso aos lábios o cachimbo. Oswaldo cozinhava e os outros descansavam do dia a dia atrás de emprego. Uma tranquilidade celestial pairava no nosso barraco. Seria tão bom se os amigos fossem sempre assim.
-Selmo, fecha a janela, pois já está e começa a chover.
Era a voz do amigo Walter que me despertara do meu sonho, trazendo-me à realidade.
“Como foi boa nossa república, saudade dos nossos pães com sardinha em lata no jantar, da nossa água de coco no café da manhã”.
Selmo Vasconcellos
1993.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!