Chenin Blanc
Acredita-se que a casta tenha sido cultivada pela primeira vez no Vale do Loire, na região francesa de Anjou, no século 9. Na época, era conhecida como pineau, Posteriormente foi cultivada pelos monges de Cormery na Mont Chenin assim, passou a receber o nome de Chenin blanc. Já no século 17, mais precisamente em 1655, a Chenin blanc chega na África do Sul.
A Chenin Blanc, também conhecida como Steen na África do Sul, é uma variedade de brotamento precoce e maturação tardia. A casta possui uma extraordinária versatilidade o que faz com que possa ser produzida em diferentes tipos de climas e regiões. No Vale do Loire, França, a uva branca é conhecida como rainha das uvas brancas com a fama de produzir alguns dos melhores vinhos brancos deste país.
Aromas da uva Chenin
Colhida precocemente, a uva Chenin Blanc pode remeter a maracujás, enquanto o amadurecimento a aproxima dos pêssegos. Os aromas frutados e florais, com notas de nozes, são os mais frequentes nos seus vinhos. Uma das notas mais comuns dessa uva é o aroma de maçã-verde. Como possui potencial para ser guardada ela também pode apresentar notas de mel com o passar do tempo. Possui acidez bem presente, originando um vinho com bastante frescor.