Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
João Albuquerque – Folha Jovem
Somente a imensidão do Rio Madeira para comportar as grandes histórias de sucesso de empreendedores que atracaram em Rondônia e transformaram o segundo estado mais jovem do Brasil num Eldorado.
Entre esses casos de vitória, está à trajetória de Tiago Honório que recebeu o Prêmio Jovem Empreendedor do Ano 2014 na Categoria Destaque do Ano pelo êxito da sua empresa Rondoclima.
Com a experiência de marinheiro e mergulhador em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, onde nasceu, o laureado do site Folha Jovem encontrou no horizonte dos rios da Amazônia um destino promissor.
Aos 27 anos, o rapaz que na adolescência já dava dicas aos visitantes da sua terra natal num barco que transportava turistas, carrega um experiência peculiar a quem se apaixonou muito cedo pelo mergulho e tornou – se um dedicado adepto da pesca submarina.
Graças a essa intimidade com o litoral, aos dezessete anos ingressou na Marinha mercante e por influência do pai que atuava em Porto Velho como delegado das Capitanias do Porto na capital rondoniense resolveu atuar em Rondônia.
Foram muitas viagens pelos rios Madeira, Negro, Solimões, além de viagens internacionais pelo Peru, Colômbia, Bolívia entre outros países.
“Quando completei 22, decidi sair da Marinha, pois, sentia falta de amigos já que as viagens não permitiam criar raízes com um grupo social específico, dificultando inclusive constituir uma família”.
Depois de abandonar o barco - literalmente – foi trabalhar na Petrobas, onde atuava na área de proteção ambiental e por isso graduou – se em gerenciamento ambiental.
Na estatal, teve a oportunidade de fazer capacitações em diferentes áreas, o que lhe motivou abrir o próprio negócio na área de prestação de serviços. “Fiz cursos de hidráulica, mecânica, elétrica entre outras áreas”.
Surgiu então a Rondoclima, sua empresa, cuja principal especialidade é assistência em refrigeração industrial e atende mais de oito construtoras, incluindo o Consócio Santo Antônio Energia, fora outras empresas.
“O diferencial da nossa empresa é o acervo técnico e a mão – de – obra especializada”, orgulha – se o empresário, acrescentando que seus colaboradores são capacitados frequentemente.
Prestes a cursar a terceira faculdade, desta vez em engenharia civil, o marinheiro que começou a saga empreendedora no mar e continuou a vitoriosa expedição pelos rios da Amazônia quer agora mergulhar de cabeça no fascinante mar de oportunidades do empreendedorismo. Nesse ritmo ele vai longe !
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!