Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Sabemos que a Lei da Palmada foi aprovada no Brasil em 14 de dezembro de 2011 e que a medida proíbe os pais de aplicarem castigos físicos em crianças e adolescentes.
Mas este é um assunto sempre muito polêmico. De um lado, pais que afirmam que palmada não ajuda na educação e por outro lado, pais que acham que uma boa palmada impõe a ordem.
Polêmica à parte, o resultado de um estudo feito pelas universidades do Texas e do Michigan e publicado na última edição do Journal of Family Psychology, mostra os dados recolhidos em 75 estudos nos últimos 50 anos, envolvendo um universo de 160.927 crianças.
A investigação mostrou que quanto mais açoitadas forem as crianças, maior é a probabilidade de desafiarem os pais e também de desenvolverem comportamentos anti sociais, agressividade, problemas de saúde mental e dificuldades cognitivas.
Os seus autores afirmam ser esta a análise mais completa até agora realizada sobre açoites ou surras-- definido como uma palmada de mão aberta nas nádegas ou nas extremidades, braços ou pernas - e os seus efeitos específicos, por comparação com outros estudos que incluem outros castigos físicos das crianças nas respetivas análises.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!