O Porto Velho Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, continua apresentando resultados positivos em 2025. No segundo trimestre, o aeroporto registrou 172 mil passageiros, um aumento de 60% em comparação com o mesmo período de 2024. Nos primeiros seis meses do ano, o número total de passageiros chegou a 327 mil, representando um aumento de 47% em relação ao ano passado.
Em termos de operações aéreas, o Porto Velho Airport registrou 1.290 pousos e decolagens no segundo trimestre, um crescimento impressionante de 74% em relação ao mesmo período de 2024. Nos primeiros seis meses de 2025, foram 2.463 pousos e decolagens, com um aumento de 38% em comparação ao ano passado.
O crescimento é impulsionado pelo aumento da oferta de voos, incluindo a conquista de novas rotas no final de 2024. Recentemente, a Azul Linhas Aéreas retomou os voos para Manaus e iniciou uma nova rota para Cuiabá, ampliando ainda mais as opções de conexões para os passageiros.
No Brasil, a VINCI Airports opera os aeroportos de Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que juntos registraram mais de 3 milhões de passageiros no segundo trimestre de 2025.
Crescimento global da VINCI Airports
A rede VINCI Airports, da qual o aeroporto de Salvador faz parte, registrou um crescimento global de 6,7% no segundo trimestre de 2025, totalizando mais de 86 milhões de passageiros.
O aumento foi impulsionado por uma maior oferta de assentos, sobretudo de companhias de baixo custo, e pela forte demanda por rotas de longa distância, que tiveram crescimento de 11%. Lisboa, Edimburgo e London Gatwick se destacaram com a expansão de conexões internacionais.
A China foi um dos principais motores do crescimento, com aumento de 66% no tráfego com o Japão em relação a 2024. O aeroporto de Phnom Penh, no Camboja, cresceu 15%, enquanto terminais em Monterrey (México), Budapeste (Hungria) e Cabo Verde também apresentaram desempenho expressivo. Em Portugal, os voos de longa distância continuam fortes, especialmente para o Brasil e os EUA. Edimburgo teve alta de 30% no tráfego internacional, puxada por rotas para a América do Norte.
Sobre o Aeroporto de Porto Velho
Localizado na capital de Rondônia, o Aeroporto de Porto Velho é integrante da rede VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo. O terminal é um dos maiores da Região Norte e o mais importante do Estado. Alinhada aos compromissos da rede, a unidade passou a adotar padrões globais de operação, buscando oferecer mais eficiência, segurança e melhor experiência de viagem aos passageiros, além de iniciar a implantação de uma ambiciosa política ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e valorizando as especificidades culturais de Rondônia.
Sobre a VINCI Airports
Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constroi e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.