Vereadores derrubaram veto de Hildon Chaves em lei municipal
Foto: Reprodução da internet/Site Trip Advisor
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Associação dos Guias de Turismo de Rondônia está em festa: na última quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Porto Velho decidiu por maioria derrubar o veto integral dado pelo prefeito Hildon Chaves (União Brasil) ao Projeto de Lei aprovado que garante a presença de guias turísticos nos passeios na cidade.
“Ficamos muito felizes com a lei que cria e regulamenta a profissão de guias de turismo em Porto Velho. São 13 circuitos turísticos e quatro rotas culturais e são avanços na nossa categoria. A Câmara quebrou o veto do prefeito e o turismo local tem crescido bastante. Eu mesmo recebi na quinta-feira [30], um turista do Rio de Janeiro”, destacou Izaías Gomes, presidente da entidade.
De autoria do vereador Márcio Oliveira (MDB), o projeto regulamenta a atividade de Guia Turístico na capital de Rondônia. Nele, está disposto as normas do ofício e a obrigatoriedade da presença de um guia em qualquer espaço turístico da cidade.
“Tivemos muitos avanços. Em 2018 eram apenas três guias cadastrados no Ministério do Turismo. De 2019 a 2023 temos 19 guias cadastrados. Sem contar que mês que vem está sendo formada uma nova turma no IDEP [Instituto Estadual de Educação Profissional]. Tem uma lei federal que regulamenta nossa atividade, portarias e cada estado tem sua própria lei”, comentou o dirigente da associação.
A expectativa é que, após ser colocada em execução, a Lei estimule a profissão de guia turístico em Porto Velho, resultando na valorização da atividade.
“Faltam as pessoas conhecerem e divulgarem. Temos nossas belezas e atrativos e nossa história é linda. A Associação dos Guias de Turismo está à disposição para informar a população sobre nosso setor”, observou Izaías Gomes.
Litorina da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) durante passeio - Foto: Leandro Morais
Detalhes
Para ser aprovado pelo Legislativo municipal, a matéria passou pelas comissões de análises e seguiu para duas votações em plenário.
Porém, ao chegar no prefeito Hildon Chaves, a Lei foi totalmente vetada e devolvida à Câmara de Vereadores com o motivo de não ser constitucional e por invadir esferas de responsabilidades.
Esse não foi o entendimento dos vereadores, que utilizando o poder do veto, não aceitaram o contraponto do prefeito e homologaram a lei.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!