OPÇÃO: Turismo rural é uma tendência que ganha força no país

O conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural abrange todos os distritos de Porto Seguro e vai permitir a diversificação da economia na região Extremo Sul da Bahia

OPÇÃO: Turismo rural é uma tendência que ganha força no país

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao fomento do turismo no campo deve validar até o final de novembro o roteiro rural de Porto Seguro.
 
 
São 10 experiências que integram o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” que receberão, entre outros incentivos, cursos de capacitação e maior visibilidade para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. A ideia é inseri-los na oferta turística municipal e reforçar alternativas de renda.
 
“Turismo rural e ecoturismo associado são nichos importantes para o desenvolvimento de Porto Seguro que serão cada vez mais explorados. A tendência do Turismo neste momento de pós-pandêmico, mas mantendo sempre os protocolos sanitários em dia, passa pela busca da natureza e lugares ao ar livre”, explica a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Aline Rodrigues.
 
O conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural abrange todos os distritos de Porto Seguro e vai permitir a diversificação da economia na região Extremo Sul da Bahia, gerar mais empregos e renda e o envolvimento dos turistas com as comunidades locais.
 
No trevo de Arraial d’Ajuda/Trancoso (BA-001) está uma das experiências de turismo rural mais bem sucedidas de Porto Seguro também inscrita no roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”. Na propriedade @trevodosbufalos Queijos Artesanais o visitante pode ter contato com os animais, conhecer a produção e degustar os produtos derivados do leite de búfala.
 
A experiência não é nova para o agrônomo Roberto Cangussu. Há alguns anos, quando a frequência de voos internacionais a Porto Seguro era grande as visitas eram certas. Desde o final de 2020, com a flexibilização da mobilidade e o avanço da vacinação contra o coronavírus novas oportunidades ressurgiram e a Trevo dos Búfalos retomou seu espaço.
 
“O interesse por esse tipo de turismo surgiu dos próprios clientes que passam aqui para comprar queijos. Tudo é feito à mão, artesanalmente: bolinhas, burratas, tranças, nozinhos e toda oferta de produtos derivados do leite de búfala”, conta Roberto.
 
A expectativa do agrônomo e demais empreendedores do Turismo Rural de Porto Seguro é a de que esse segmento tem tudo para decolar. “Com a pandemia as pessoas ficaram mais introspectivas, passaram a prezar mais pelos relacionamentos e ter mais atenção com os outros. Isso despertou também o interesse em conhecer outras maneiras e estilos de vida”, completa Cangussu.
 
Outras experiências que fazem parte do roteiro rural de Porto Seguro oferecem trilhas pelas plantações de açaí, cupuaçu e coco na Fazenda Bom Sossego; visita à fábrica de chips de banana da terra e mandioca, no Celeiro Alimentos; um passeio pela primeira agroindústria do Brasil a produzir chocolates finos, a Diporto; cavalgadas no Rancho Fábio da Garota; visita à Cervejaria Artesanal Arraial d’ Ajuda; e mais ecológicos, como Subida do Rio Buranhém, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
 
Ely Santana, do Acarajé do Vale (@acaraje.do.vale), é o melhor exemplo de Turismo Rural em Porto Seguro. O comerciante montou o pequeno restaurante familiar no km 554 da rodovia BA-001 há um ano e dois meses, durante a pandemia. Hoje é referência no distrito de Vale Verde. “Compramos praticamente todos os produtos que usamos – pimenta, quiabo, aipim – de agricultores familiares daqui mesmo do distrito e, com isso ajudamos nossos parceiros e a economia local. Os turistas que passam por aqui, não deixam de voltar na primeira oportunidade”, conta Santana.
 
HISTÓRIA – O roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” é mais abrangente e não se resume somente ao Turismo Rural propriamente dito. Envolve também localidades de interesse histórico-cultural e ofertas de hospedagem nas proximidades dos empreendedores do Projeto Experiências do Brasil Rural. No distrito de Vale Verde, por exemplo, destaque para um dos primeiros Quadrados – o “Quadradinho” histórico tombado pelo Iphan em 1999 – do Brasil, o primeiro Cartório e a Paróquia do Divino Espírito Santo e São Miguel Arcanjo (1775), na Praça Divino Espírito Santo.  A principal hospedagem no distrito é o @sparvativaleverde, pousada de charme e experiência culinária de requinte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS