Nesta terça-feira (10), o deputado Ismael Crispin (MDB) encerrou seu ciclo como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia. Durante dois anos à frente da comissão, Crispin liderou importantes iniciativas que consolidaram sua atuação parlamentar e trouxeram avanços significativos para Rondônia e o cenário legislativo nacional.
Durante sua gestão, a CCJR alcançou números impressionantes de produção parlamentar, totalizando 1.543 projetos apreciados e tramitados entre 2023 e 2024. Entre os destaques estão; 672 Projetos de Lei Ordinária (PLO): 418 apreciados e 254 em tramitação; 93 Projetos de Lei Complementar (PLC): 72 apreciados e 21 em tramitação; 572 Projetos de Decreto Legislativo (PDL):525 apreciados e 47 em tramitação; 14 Emendas Constitucionais: 11 apreciadas e 3 em tramitação; 86 Resoluções: 73 apreciadas e 13 em tramitação; 68 Vetos Totais; 32 Vetos Parciais e 6 Indicações.
Na ocasião, Crispin destacou os desafios e conquistas de sua gestão. "Hoje é a nossa última sessão e reunião como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Estamos concluindo, graças a Deus, mais um ano. Por sinal, um ano atípico, um ano que envolveu o processo eleitoral, no qual participamos. Ainda assim, posso considerar que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação foi a que mais teve reuniões, a que mais discutiu projetos. Chegamos a um momento muito feliz, de muito trabalho. Entendo que a comunidade do estado de Rondônia foi beneficiada com temas importantes debatidos aqui na comissão, levados ao plenário e transformados em realidade na vida da sociedade rondoniense", ressaltou.
Entre os destaques de sua gestão, Crispin foi idealizador do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizado em 2023 na Alero, que reuniu cerca de 350 pessoas, entre parlamentares de diversos estados, autoridades e representantes da sociedade civil. Em 2024, o 2º Encontro do Fórum foi realizado em Aracaju (SE), reafirmando o compromisso de debater e aprimorar as ações das CCJRs em âmbito nacional.
Outro marco importante foi sua eleição como presidente do Colegiado de Comissões de Constituição e Justiça das Assembleias Legislativas do Brasil, na 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Fortaleza, em novembro de 2023. "Nossa tarefa foi segmentar discussões de acordo com os interesses específicos de cada estado, evitando debates focados em questões regionais isoladas", pontuou.
O encerramento do ciclo de Ismael Crispin na CCJR é um reflexo de sua dedicação em transformar Rondônia e contribuir para a integração legislativa no Brasil. Ele deixa a presidência da comissão com a certeza de que os avanços conquistados continuarão impactando positivamente a sociedade rondoniense. "Encerramos esta etapa, mas seguimos firmes na missão de promover mudanças que melhorem a vida das pessoas. Esse é o verdadeiro propósito do nosso trabalho", finalizou Crispin.