A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última terça-feira (19) com parlamentares e dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) para falar sobre medidas de valorização dos servidores. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), fez articulação para a reunião e destacou a relevância da instituição e defendeu mais investimentos em seus profissionais.
"A Emater atua diretamente no setor que faz a economia do estado crescer cada vez mais. Investir na agricultura traz um retorno grandioso para Rondônia. Esse entendimento precisa estar alinhado ao governo, porque nós, deputados, já reconhecemos a importância de fortalecer a Emater. Aos servidores, não desanimem, mesmo diante das dificuldades", declarou a parlamentar.
Propostas
O principal ponto debatido foi a implementação de uma verba indenizatória de produtividade, que pode injetar R$ 17 milhões anuais na folha de pagamento da instituição. Uma minuta de projeto de lei foi apresentada por Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater que prevê reajuste na produtividade de 70% até 90%, de acordo com o formação acadêmica dos extensionistas ou técnicos.
Apesar de avanços estruturais, como novos veículos, equipamentos modernos e melhores condições de trabalho, os servidores apontaram que a falta de motivação financeira continua sendo um dos principais desafios para manter e atrair profissionais.
Encaminhamentos
Atualmente, a Emater conta com 801 profissionais, mas enfrenta uma defasagem de 345 servidores, reflexo de 15 anos sem reajustes salariais. Essa realidade tem levado técnicos qualificados a migrar para outros órgãos, impactando negativamente o desempenho de uma instituição vital para o agronegócio e a agricultura familiar no estado.
Ao final do encontro, os parlamentares decidiram formar uma comissão para dialogar diretamente com o Governo do Estado, com foco na implementação da verba indenizatória e na valorização dos servidores da Emater.