CLÁUDIA DE JESUS: Deputada faz articulação para valorizar servidores da Emater

Proposta de verba indenizatória busca reverter a defasagem salarial e estrutural da instituição

CLÁUDIA DE JESUS: Deputada faz articulação para valorizar servidores da Emater

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última terça-feira (19) com parlamentares e dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) para falar sobre medidas de valorização dos servidores. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), fez articulação para a reunião e destacou a relevância da instituição e defendeu mais investimentos em seus profissionais.
 
"A Emater atua diretamente no setor que faz a economia do estado crescer cada vez mais. Investir na agricultura traz um retorno grandioso para Rondônia. Esse entendimento precisa estar alinhado ao governo, porque nós, deputados, já reconhecemos a importância de fortalecer a Emater. Aos servidores, não desanimem, mesmo diante das dificuldades", declarou a parlamentar.
 
Propostas
 
O principal ponto debatido foi a implementação de uma verba indenizatória de produtividade, que pode injetar R$ 17 milhões anuais na folha de pagamento da instituição. Uma minuta de projeto de lei foi apresentada por Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater que prevê reajuste na produtividade de 70% até 90%, de acordo com o formação acadêmica dos extensionistas ou técnicos.   
 
Apesar de avanços estruturais, como novos veículos, equipamentos modernos e melhores condições de trabalho, os servidores apontaram que a falta de motivação financeira continua sendo um dos principais desafios para manter e atrair profissionais.
 
Encaminhamentos 
 
Atualmente, a Emater conta com 801 profissionais, mas enfrenta uma defasagem de 345 servidores, reflexo de 15 anos sem reajustes salariais. Essa realidade tem levado técnicos qualificados a migrar para outros órgãos, impactando negativamente o desempenho de uma instituição vital para o agronegócio e a agricultura familiar no estado.
 
Ao final do encontro, os parlamentares decidiram formar uma comissão para dialogar diretamente com o Governo do Estado, com foco na implementação da verba indenizatória e na valorização dos servidores da Emater.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS