CHRISÓSTOMO: A travessia de um desenvolvimento que não sai

CHRISÓSTOMO: A travessia de um desenvolvimento que não sai

Foto: DNIT

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após se arrastar por anos, onde todos achavam que sairia definitivamente do papel em 2024, o processo licitatório para a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré, que ligará as cidades de Guajará-Mirim (RO), no Brasil, e Guayaramerin, na Bolívia, está temporariamente suspenso novamente. 
A publicação foi divulgada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (11), por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que interrompeu a contratação que estava em andamento desde o lançamento do edital em 16 de novembro de 2023.
 
“Essa é uma obra estratégica para o desenvolvimento da região de fronteira e essa falta de empenho, transparência e consenso não somente no processo de licitação, como agora suspenso, gera um mal-estar sobre as expectativas do futuro do projeto e para economia da região”, afirmou Coronel Chrisóstomo (PL/RO).
 
A licitação, que vem sendo conduzida sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tinha o objetivo de selecionar empresas especializadas para a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução das obras da ponte. O projeto também prevê a construção dos acessos rodoviários e de um complexo de fronteira, integrando a nova estrutura à BR-425/RO.
 
A suspensão foi oficializada pela presidente da Comissão de Licitação, Nathália Prado Radel. Contudo, até o momento, o DNIT não divulgou detalhes sobre o motivo da interrupção ou previsão de retomada do processo licitatório.
 
A futura ponte promete fortalecer não somente as relações comerciais, mas alavancar também a economia e o fluxo entre Brasil e Bolívia. Do lado brasileiro, a ligação será feita por um trecho de 3,7 quilômetros que integrará a BR-425/RO, enquanto o lado boliviano terá um acesso um pouco maior de aproximadamente 6 quilômetros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

ELIAS MICHELS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS