Com o objetivo de fortalecer a saúde pública do estado, o governador de Rondônia, Marcos Rocha está ampliando o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) em Porto Velho, a obra já alcançou 20% de execução.
''Com a ampliação, o Cemetron ganhará 10 novos leitos, auditório com capacidade para 100 pessoas, e Central de Esterilização de Materiais (CME), vai ficar mais próxima da UTI, o que facilitará o fluxo de trabalho, e todas essas melhorias irão refletir em um melhor atendimento da população do estado'', ressalta Marcos Rocha.
No espaço destinado ao auditório, a estrutura metálica para a cobertura foi concluída, assim como as calhas de drenagem de água. No bloco que abrigará grande parte do setor administrativo do hospital foram aplicadas massa corrida e realizados o lixamento das paredes internas. A pintura das fachadas está em andamento. As atividades para a construção da nova subestação de energia elétrica do Cemetron, que aumentará a capacidade de operação do hospital, também já iniciaram.
A conclusão da obra está sob responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), que é um organismo internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado em projetos de infraestrutura, que possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).