1.039 internautas que participaram da última enquete do
Rondoniaovivo, sobre a qualidade do mandato da prefeita de Guajará-Mirim, Raissa Bento, escolheu a opção ‘ruim’ para classificar o governo da parlamentar. Eles representam 50,93% do resultado total.
No total, a enquete “Como você classifica o mandato da prefeita Raissa Bento em Guajará-Mirim?” recebeu 2.040 votos. 675 pessoas (33,09%) classificaram o mandato da prefeita como ‘bom’; outros 326 votantes (15,98%) se mantiveram neutros e escolheram a opção ‘regular’ como resposta.
Raissa Bento foi eleita em 2020, pelo MDB, com 4.575 votos. Atualmente, ela está afastada do cargo - Bento é alvo da Operação Avatar, realizada pelo Ministério Público de Rondônia e pela Polícia Civil.
No lugar da prefeita afastada, Marinice Granemann (sem partido) foi empossada como prefeita interina no dia 25 de janeiro.
À época da eleição, Raissa Bento tinha 27 anos, era casada, e declarou ao TSE a ocupação de empresária. Bento tem ensino médio completo; ela tinha um patrimônio declarado de R$ 90.000,00.
Vale ressaltar que a enquete não tem caráter científico e é apenas uma pesquisa de opinião pública.
Operação Avatar
A Operação Avatar apura supostos crimes cometidos na prefeitura de Guajará-Mirim, como corrupção passiva, associação criminosa, fraude processual, nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, falsidade ideológica e desacato.
Alvos, Raissa, o marido dela e o chefe de gabinete do município foram afastados de seus cargos.
A investigação, que deu origem à Operação Avatar, começou em 2022 para apurar crimes de improbidade administrativa.