Projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa também contempla motos de até 170 cilindradas
Foto: Site gocarsjf.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A partir de 2024, os veículos utilizados em serviços de viagens por aplicativos e as motocicletas com até 170 cilindradas estarão isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Rondônia. Em outras palavras, os proprietários desses veículos não terão a obrigação de quitar esse imposto.
Veja mais
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou na última semana o projeto de lei que concede essa isenção do IPVA. A iniciativa, segundo o governo, atende a uma solicitação da Associação dos Motoristas Profissionais por Aplicativo do Estado de Rondônia (Ampparon).
A associação busca criar condições mais favoráveis para os motoristas diante do aumento dos custos com combustível e manutenção, fatores que têm impactado negativamente na margem de lucro desses trabalhadores.
Para ter direito a esse benefício, os motoristas de aplicativo precisam atender a alguns requisitos estabelecidos pela lei, como comprovar que o transporte de passageiros é a única fonte de renda familiar e garantir que o veículo tenha prestado serviços nessa modalidade por pelo menos um ano.
A isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas, também aprovada recentemente, considera a importância desses veículos em regiões onde a locomoção é desafiadora, especialmente em áreas rurais e de menor poder aquisitivo.
Ressalta-se que o IPVA é um tributo estadual, aplicado a veículos terrestres, incluindo motos, carros, ônibus e caminhões. Sua cobrança ocorre anualmente, podendo ser quitado à vista ou em parcelas, com as datas e opções de pagamento determinadas por cada estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!