CONFÚCIO MOURA: Senador critica a cobertura do esgoto e do abastecimento de água no Brasil

Na visão do senador, o país ainda não entendeu que investir em saneamento básico para todos é desenvolvimento econômico, social e civilizatório

CONFÚCIO MOURA: Senador critica a cobertura do esgoto e do abastecimento de água no Brasil

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante a sessão não deliberativa desta segunda-feira (6), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), membro da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e autor do Plano de Trabalho para a avaliação da Política Nacional de Saneamento Básico, executada em 2023, afirmou que o saneamento básico é sinônimo de desenvolvimento. O parlamentar disse que o colegiado irá realizar audiências públicas, reuniões internas e colher documentos para que, até o dia 08 de dezembro, seja entregue o relatório final.
 
De acordo com o senador, se o Brasil priorizar saneamento básico - água e esgoto tratados - estará cuidando de um assunto de saúde pública, de economia, de desenvolvimento e de atração de capitais para investimentos.  “O marco geral do saneamento estipula o ano 2033 como a data limite para atingirmos 100% de abastecimento de água, no Brasil, para todos os cidadãos e também para um aumento substancial do percentual de pessoas, cidades e comunidades atendidas por esgoto sanitário”, explicou.
 
Confúcio Moura disse que está trabalhando intensamente para apresentar o relatório no próximo mês e depois será encaminhado ao Presidente da Casa, senadores, Tribunal de Contas da União (TCU), Presidência da República e aos ministérios. “Será importante para que haja uma avaliação sistemática dos avanços, para que a gente possa chegar a 2033 e não ter mais uma lei morta, uma lei criada por ser criada, que não se cumpre porque nós não a avaliamos”, ressaltou.
 
A Política Federal de Saneamento Básico, de 2007 e 2020, segundo Confúcio Moura, estabelece aumentar os investimentos na área em troca de concessão de créditos na cobrança de tributos. “É um desafio muito grande que o Brasil tem que assumir, para que possamos chegar em 2033 atendendo 91% da população brasileira com esgoto sanitário”, sublinhou.
 
Segundo o senador, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada em pleno século XXI e a situação é pior nas regiões Norte e Nordeste do pais, o que evidencia uma desigualdade cruel e discriminatória entre as regiões brasileiras. “Enquanto 99% da população das 20 cidades nas melhores colocações têm redes de água potável, 82% da população das 20 piores cidades não têm acesso ao serviço, ou têm de forma muito reduzida. A continuidade dessa situação deixará claro que tratamos os brasileiros de forma diferente” lembrou.
 
Para Confúcio Moura, enquanto os cinco municípios melhores colocados estão no Sudeste e no Sul, os cinco piores municípios em atendimento de água e esgoto, principalmente, estão no Norte. “O esgoto em Santarém é apenas 4% da população. Porto Velho 5%. Macapá 10%. Belém 17%. Rio Branco 21%. E tem as estagnações dolorosas. Os municípios de Porto Velho, Macapá, Manaus e Belém estão há oito anos entre os piores municípios do ranking sem demonstrarem nenhuma melhora. Isso é muito grave”, lamentou o senador.
 
O parlamentar disse que não iria entrar em detalhes da importância do esgoto sanitário para a saúde pública, sobre a redução da mortalidade infantil e das desigualdades sociais. “Essa proposta de avaliação da política pública que estou apresentando é uma tarefa para muita gente. E depois temos que fazer a pressão correspondente para que se iniciem as ações, para que tudo aquilo que está na lei comece a acontecer” enfatizou.
 
Ao finalizar, o parlamentar disse que irá chamar o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Regional para participar desse debate importante, com o intuito de que o país avance ano a ano, melhorando esses indicadores que estão paralisados. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS