A regularização fundiária finalmente começa a andar a passos mais largos em Rondônia. É uma luta de anos, travada pelo deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), que escolheu o tema como bandeira do seu mandato.
O deputado federal Lucio Mosquini participou de duas importantes reuniões nesta semana com Incra (Instituto Nacional de Colonização e Regularização Fundiária) e com IFRO (Instituto Federal de Rondônia), tratando sobre regularização fundiária, que aconteceram em Machadinho e Cujubim.
Mosquini estava acompanhado dos deputados estaduais Luís do Hospital e Pedro Fernandes, dos prefeitos das respectivas cidades sendo eles Paulo da Remap, e João Becker, mais o superintendente do Incra, Flávio Luiz, e sua equipe.
A primeira reunião aconteceu no distrito de Estrela Azul, que pertence a Machadinho do Oeste, na quadra da escola, e reuniu cerca de 500 pessoas.
A segunda reunião já no período da tarde aconteceu em Cujubim e também teve grande adesão de pessoas.
Mosquini comemorou a ação. Ao lado do superintendente do Incra, Mosquini anunciou que destinou R$ 24 milhões para o Incra fortalecer as ações em prol da regularização fundiária em Rondônia.
O deputado federal disse que o Incra, em parceria com o IFRO, inicialmente concentra os esforços para atender 750 famílias no PA Jatuarana, em Vale do Anari, e 700 famílias do PA União em Machadinho, e agora chega também a Cujubim.
Por meio de uma parceria com o Incra, o IFRO realiza as visitas técnicas, georreferenciamento, fotografias, monta todo processo e envia a documentação para o Incra realizar a emissão dos títulos.
“A ação tem surtido um resultado incrível. Em breve vamos dar títulos de regularização à 100% das propriedades rurais que precisam na região”, afirmou ele.
Contemplados
PA Cujubim - 507 parcelas;
PA Cujubim ll - 64 parcelas;
PA Renascer - 280 parcelas;
PA Agostinho Becker - 260 parcelas;
TD Novo Mundo e TD Urupá - 500 parcelas;
Lajes - 1322 parcelas;
Tabajara - 301 famílias;
Tabajara II - 550 assentados;