FERNANDO MÁXIMO: Deputado é contra encerramento das escolas cívico-militares

Na opinião de Máximo, é preciso que haja um amplo diálogo para que se aprimore o sistema de educação, além de destacar os pontos positivos desse modelo educacional e os impactos benéficos na sociedade

FERNANDO MÁXIMO: Deputado é contra encerramento das escolas cívico-militares

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), anunciado pelo Governo Lula, causou reação no Congresso Nacional, em Brasília-DF e chocou muitos deputados federais, entre eles o deputado Fernando Máximo (UNIÃO-RO) que tão logo recebeu a informação e, prontamente, protocolou um ofício ao Ministério da Educação pedindo para reconsiderar a decisão que extingue esta política pública.
 
 
De acordo com o deputado Fernando Máximo, este modelo educacional demonstrou importantes resultados para a promoção da disciplina, respeito, cidadania e senso de responsabilidade entre os estudantes da rede pública, principalmente em Rondônia, uma vez que tem proporcionado a combinação da expertise militar com a pedagogia tradicional a fim de transformar o ambiente escolar mais propício para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que são fundamentais para a formação integral dos jovens. Além disso, as Escolas Militarizadas tem obtido uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, uma redução da evasão escolar e o aumento da participação dos pais na vida estudantil dos alunos.
 
 
“Nós não podemos aceitar com que o Governo Federal acabe com essas escolas. Eu estive em mais de cinquenta instituições de ensino nos últimos meses em Rondônia e a reclamação dos pais é de que nestas escolas há muita violência, uso de entorpecentes e relatos de professores agredidos psicológica e fisicamente. Por outro lado, nas escolas cívico-militares, o ambiente é completamente diferente, pois o ambiente é de paz, harmonia, tranquilidade, sem circulação de entorpecentes e não há relatos de professores vítimas de agressão”, afirma o parlamentar.
 
 
Na opinião de Máximo, é preciso que haja um amplo diálogo para que se aprimore o sistema de educação, além de destacar os pontos positivos desse modelo educacional e os impactos benéficos na sociedade. “No Estado de Rondônia, o governador Coronel Marcos Rocha disse que vai manter as escolas com recursos próprios. Ao invés de encerrar as atividades destas escolas, como o Governo Federal quer, nós temos que ampliar e aumentar essas instituições, não só em Rondônia como no Brasil inteiro”, avalia o deputado federal rondoniense.
 
 
No documento encaminhado ao MEC, o parlamentar destaca que as Escolas Militarizadas têm se mostrado capazes de promover a redução da violência e da indisciplina nas instituições de ensino uma vez que contribuem para o estabelecimento de um ambiente mais seguro e acolhedor para a comunidade escolar. Ademais, este modelo de educação oferece um suporte adicional na gestão da disciplina e na promoção dos valores éticos, com o foco na preparação dos discentes voltada ao mercado de trabalho e ao convívio social. E, finalmente, o contato com profissionais das Forças Armadas tem despertado o interesse dos jovens para atuar nas áreas relacionadas à defesa, segurança e liderança, tornando esta interação positiva por afastar os jovens da ociosidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS