MINISTÉRIO PÚBLICO: Vereadores entregam denúncia para investigar supostos crimes de Adailton Fúria

Seis dos 12 parlamentares assinaram documento para apurar possíveis atos ilícitos de prefeito

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Paulo Henrique (PTB), representando mais cinco parlamentares da Câmara de Cacoal, esteve em Porto Velho, nesta semana, na sede do Ministério Público Estadual, para protocolar denúncia e investigar supostos atos ilegais cometidos pelo prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD).

 

Além de Paulo Henrique, a petição foi assinada pelos vereadores Antônio Martins (Podemos), João Pichek (Republicanos), Lauro Costa (PSD), Magnison Mota (PSC) e Valdomiro Corá (MDB). A denúncia foi feita ao procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, narrando uma série de fatos provavelmente irregulares.

 

Conforme a denúncia, a Prefeitura de Cacoal, através do edital de teste seletivo simplificado nº. 002/2022/PMC/SEMAD/RO, contratou servidores temporários (emergenciais), para atender a excepcional necessidade de interesse público.

 

Vereador Paulo Henrique (PTB) entregou pessoalmente pedido de investigação ao procurador-geral de Justiça, em Porto Velho - Foto: Divulgação

 

Porém, as contratações ocorreram sem autorização legislativa, isto é, sem lei anterior aprovada pela Câmara Municipal, o que estaria em total afronta ao artigo 37, IX, da Constituição Federal e a Lei Municipal 2735/2010.

 

Em seu despacho, o procurador-geral aceitou a denúncia formalizada pelos vereadores e determinou diligências com a finalidade de apurar suposto crime administrativo que envolve o prefeito de Cacoal.

 

Ainda considerou o teor da representação e a necessidade de realização de investigações preliminares para coleta de elementos informativos e análise de instauração de procedimento próprio.

 

Os parlamentares que assinaram a denúncia acreditam que houve crimes de responsabilidade e ato de improbidade administrativa no caso, fundamentados no Decreto Lei 201/1967 e a Lei 8429/1992.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS