A vereadora Ellis Regina, acompanhada dos vereadores Aleks Palitot e Waltinho Canuto foram recebidos em audiência na manhã da última quinta-feira 31.03 pelo Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, da 18ª. Promotoria Pública de Educação, para debater alternativas para solucionar o problema da falta de transporte escolar fluvial da região ribeirinha de Porto Velho.
Segundo a vereadora, um Termo de Ajuste de Conduta assinado em 2019, atribuiu a obrigação pelo transporte fluvial ao Estado, ficando o Município apenas com o transporte terrestre.
O Estado não vem cumprindo com o acordo e quem sofre é o Município que está sem aulas por falta de transporte. “É um problema que vem se arrastando há 3 anos”, disse a vereadora.
“Como fiscais do povo, fomos atrás de soluções porque, apesar da competência ser do Estado, o Município é quem vem sofrendo com o problema. O promotor vai agendar uma reunião com o Estado para discutirmos a questão, e discutirmos algumas alternativas para resolver a questão”, comentou.
Ellis Regina disse que, a comissão de vereadores vai ouvir primeiro a justificativa do Estado antes de levar a proposta para a comunidade ribeirinha. “Entendemos que, assim como o Município chamou a responsabilidade para si do transporte terrestre, comprando ônibus escolares, o estado poderia assumir sua parte, adquirindo voadeiras ou barcos para o transporte desses alunos”, completou a vereadora.