Nesta terça-feira (08) comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. E o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Edwilson Negreiros (PSB) falando em nome da Casa de Leis e também de seus pares, emitiu uma mensagem para reforçar a importância da data.
Confira:
“Dedicada às mulheres de todo o Mundo, em especial às rondonienses.
Hoje é Dia Internacional da Mulher, uma data que há muito vem reforçando a cada ano o papel feminino dentro da sociedade.
São 24 horas que deveriam ser 365 dias, é bem verdade.
O planeta Terra respira adversidades nestes últimos anos, em especial 2022, em que a guerra no Leste Europeu mistura a aflição dos seres humanos por causa do confronto bélico com a questão do resistente Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2) que, lamentavelmente, ainda está entre nós, embora mais fraco e cada vez com menos incidência por conta das vacinas.
E nestas duas searas, foi possível observar a resiliência de mulheres fortes: na saúde, médicas, enfermeiras e todo o aparato de apoio foram primordiais para preservar vidas. Na conflagração europeia envolvendo ucranianos e russos, a garra pela existência, pela família, pela sobrevivência.
E especialmente neste ponto, o Brasil se viu envolvido nisso tudo porque um deputado estadual de São Paulo foi até o local da contenda em perímetro eslavo e antes de voltar humilhou mulheres ucranianas ao dizer em áudio de WhatsApp, “vazado”, que elas são “fáceis” por serem pobres.
Um brasileiro, como nós, político, representante da sociedade, ultrajando a figura feminina num status repugnante, bestial, onde se vê um predador sexual enxergando vantagem na vulnerabilidade humana. Isto, no Século XXI, onde a tecnologia por vezes é a maior arma de revelação do real comportamento de quem quer que seja.
É sobretudo grotesco.
Demonstra de maneira cabal o quão longe estamos de alinhar as práticas ao discurso e explica o porquê de haver a necessidade de um Dia Internacional das Mulheres. E também escancara o motivo de não ser suficiente.
Neste ímpeto de promover debates profundos e mudanças drásticas de comportamento em relação a todas elas é que esta Casa, como sempre, está alinhada com concepção de não medir esforços mirando objetivos como equidade, respeito e exaltação feminina pelos seus feitos, direitos e papel exercido dentro do seio social.
Estendendo nosso carinho, respeito e admiração às mulheres, também deixamos as portas abertas às pautas necessárias e urgentes para que cada vez mais possamos contribuir de maneira empírica transformando palavras em ações".
Edwilson Negreiros
Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho