Confira a coluna
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
INTERVENÇÃO SÓ EM HORÁRIO COMERCIAL
Na sexta-feira da semana passada, após o anúncio um dia antes da intervenção do governo nos presídios de Rondônia, a Polícia Militar montou duas barreiras na Estrada da Penal. Uma bloqueando o acesso para quem vinha no sentido da cidade para os presídios e outra no sentido da comunidade Terra Santa para a capital. Houve uma revista rigorosa onde só era permitido passar agentes penitenciários em serviço. Nem moradores tinham autorização para cruzar e as visitas estavam proibidas. Uma oficial de justiça levou mais de hora para poder entregar um Alvará de Soltura assinado pelo juiz da vara de execuções penais. Conforma anunciado pelo governo, a intervenção de validade de 60 dias podendo ser prorrogada se for o caso. A medida seria em retaliação ao movimento grevista dos agentes penitenciários. Acontece que nessa segunda-feira (28 ) o que se viu no local foi uma intervenção em horário comercial, inclusive confirmado pelo capitão Miranda, assessor de comunicação da PM, em uma emissora de TV da capital no horário nobre. A emissora gravou imagens as 6h15 da manhã em frente aos presídios sem um policial militar sequer na rua, somente após 7h30 foi montada uma barreira que passou a fazer a identificação de quem passava pelo local.
POR CONTA DA INCOMPETÊNCIA
É até difícil achar um jeito de conseguir explicar, sem citar o termo incompetência, o que acontece com o transporte público em Porto Velho. Desde que Mauro Nazif, ex-prefeito, decretou a caducidade do contrato com as duas empresas que operavam na cidade, em abril de 2015, nunca mais a capital teve um transporte definitivo. O Consórcio Sim, criado para atender a demanda de 90 mil passageiros diários, afirma que a nova gestão prometeu mundos e fundos e nunca teria cumprido nem a metade do acordado. Pode até ser que o Sim exagere em alguma coisa nos seus argumentos mas uma coisa é fato. Qual a razão da demora para uma nova licitação? O curioso é que no fim de semana a prefeitura divulgou nota afirmando que o Município já está com a licitação pronta para contratar uma nova empresa. A nota atribui ainda à gestão anterior a demora no processo licitatório.
SAI UNS ENTRAM OUTROS
Esta semana serão publicadas várias nomeações na Prefeitura Municipal de Porto Velho. Uma fonte da coluna afirma que estão sendo exonerados vários cargos pertencentes à Expedito Júnior, Ex-Deputado Lindomar Garçom, Lindomar do Sandubas, Vereador Mauricio Carvalho e Deputada Federal Mariana Carvalho. Por outro lado acontecem nomeações como a de Leandro Basílio, ex-superintendente da Sedi ( Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura), como Assessor técnico Setorial da Prefeitura.
NÃO ERA SOMENTE TÉCNICO ?
Uma fonte do governo informa que ainda esta semana deve sair no Diário Oficial do Estado a nomeação de Amadeu Hermes Santos da Cruz como Diretor Presidente da SOPH ( Sociedade de Portos e Hidroviários do Estado de Rondõnia). Ele é pastor evangélico e trabalha na recepção do Tribunal Regional do Trabalho, TRT-14ª Região. A questão é saber se o futuro nomeado tem perfil para assumir um cargo que demanda um enorme conhecimento em área portuária. Essa é a dúvida.
AÚDIO ESTRANHO
Aliás, corre por uma rede social um áudio que seria do novo presidente da SOPH já prometendo uma relação harmoniosa com os deputados e dizendo que a sua assinatura vai ter muito peso. Na gravação, o provável nomeado diz ainda precisar falar pessoalmente com 03 deputados estaduais.
DIRETAMENTE DO RIO DE JANEIRO
Ainda sobre a SOPH, Fernando césar Parente, morador do Rio de Janeiro e amigo do Governador Marcos Rocha também deve ter o nome divulgado no Diário Oficial ainda esta semana. Ele foi indicado para ocupar o cargo de Diretor de Fiscalização e Operação – DFO. No perfil do indicado em uma rede social consta que ele estudou informática.
FERAS DE RONDÔNIA
Dentro da próxima edição da Campus Party, que acontecerá em São Paulo de 12 a 17 de fevereiro, uma das agendas mais prestigiadas é a chamada Campus Future. Trata-se de um programa que seleciona projetos desenvolvidos por estudantes, universitários ou do ensino médio, que proponham soluções tecnológicas com alto potencial de aplicação real. Equipes de todo o país mandaram suas ideias e 41 foram escolhidas para a fase final. Destas, oito (20%) saíram do mesmo endereço: o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), uma espécie de Real Madrid nesta Champions League da tecnologia.
Os projetos foram feitos por 15 estudantes que têm entre 16 e 30 anos, do ensino médio e superior. Eles olharam para a realidade local – dos oito trabalhos que estarão na Campus cinco têm ligação com o ambiente agrícola. Muito do envolvimento dos estudantes do Ifro com a Campus se intensificou em 2018, quando o estado sediou uma versão do evento. A Campus Party trabalha com edições regionalizadas. No ano passado, além do evento nacional aconteceram edições em Brasília, Natal, Porto Velho e Salvador. “Um agenda dessas serve como forte elemento de motivação”, diz Jairo Costa, da instituição de Rondônia. Para a edição nacional eles devem lotar dois ônibus de campuseiros. Serão quase três dias de viagem até rasgar os 3.000km entre Porto Velho e São Paulo. Nada que assuste a turma do Ifro, uma espécie de celeiro de craques da tecnologia.
GENERAL DA FUNAI
O Presidente da Funai, General Franklimber de Freitas, esta em Porto Velho. O General participa de uma reuniao a tarde com o governador Marcos Rocha. Na pauta, a situaçao vivida pelos Indios do estado que tem tido suas terras invadidas com frequencia por contrabandistas de madeira e pedras preciosas.
General Franklimber de Freitas
CONSULTA MÉDICA
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Saúde (Semusa) realiza nesta terça-feira atendimento médico, de enfermagem, teste rápido, imunização, e diversas orientações em saúde a um grupo de cem venezuelanos que chegaram recentemente a cidade. O local será na Igreja São Cristovão, na avenida Pinheiro Machado, 2470, bairro São Cristovão. Feito o registro.
CURSO GRÁTIS
O SESC está com uma oficina gratuita sobre escrita literária. As aulas são das 14h às 17h e vão até sexta-feira ( 31). O SESC está localizado na avenida Presidente Dutra, 4175, bairro Olaria, em Porto Velho.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!