A denominação “Rondônia” para o Território Federal que se tornou Estado em 1982, é uma homenagem ao Marechal Rondon e foi uma proposta do médico, ensaísta, antropólogo e etnólogo Roquete Pinto que publicou em 1917 o livro “Rondônia - Antropologia etno
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Jean Oliveira (PMDB) - que participou nesta quinta-feira pela manhã da inauguração da escola do Sesi-Senai no município de Rolim de Moura - lembrou, devido o Dia Nacional das Comunicações, que se comemora amanhã, dia 05 de maio, em homenagem ao nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, do árduo e significativo trabalho realizado por esse militar sertanista, que o nosso Estado, em seu nome, o homenageia – Rondônia. Rondon é o patrono das comunicações no Brasil.
A denominação “Rondônia” para o Território Federal que se tornou Estado em 1982, é uma homenagem ao Marechal Rondon e foi uma proposta do médico, ensaísta, antropólogo e etnólogo Roquete Pinto que publicou em 1917 o livro “Rondônia - Antropologia etnográfica”, considerado um clássico da antropologia brasileira.
No seu livro “Rondônia” , escreveu Roquete Pinto: “ Em 1915 foram realizadas conferências no Museu Nacional no Rio de Janeiro, eu fui um dos conferencistas e na minha fala propus o nome Rondônia para designar a região compreendida entre os rios Juruena e o rio Madeira, cortando esse território pela estrada de Rondon”.
Roquete Pinte escreveu ainda: “Argumentei na época que sendo esse território riquíssimo em elementos geológicos, botânicos, zoológicos, etnográficos, entre outras características, isso permitia já considerá-lo uma província autônoma”. Quando foi fundando o Território em 1943 denominou-se primeiramente “Guaporé”, em 1956 passou a chamar-se “Rondônia”, seguindo a sugestão de Roquete Pinto.
O deputado para exemplificar a importância de Rondon, citou passagens da biografia do sertanista: “Na primeira empreitada, Rondon desbravou mais de 50.000 Km de sertão e estendeu mais de 2.000 Km de fios de cobre pelas regiões do País, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, pacificou tribos, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos, participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas, sendo assim, a 7 de setembro de 1910, nomeado diretor da Fundação do Serviço de Proteção aos Índios (precursora da atual Fundação Nacional do Índio- Funai)”.
“Sem dúvida nenhuma, o Marechal Candido Mariano da Silva Rondon é um dos maiores herói da nossa Pátria. Nós de Rondônia temos orgulho do nosso Estado homenagear um vulto histórico tão importante para a grandeza do nosso Brasil”, disse o deputado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!