Laerte busca assegurar continuidade de tratamento de hemodiálise em Ji-Paraná

Impasse pode prejudicar 50 dos 180 pacientes atendidos pela Clineron

Laerte busca assegurar continuidade de tratamento de hemodiálise em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), está intermediando uma solução para o impasse gerado em Ji-Paraná, para atendimento a pacientes renais crônicos que precisam de hemodiálise. Ele disse acreditar que o problema será resolvido.

Atualmente, 180 pacientes são atendidos na Clineron, sendo 96 de Ji-Paraná e 84 de outros municípios. A clínica já recebia o teto estipulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas como o valor é insuficiente para cobrir as despesas com o tratamento, desde 2013 o governo do Estado pagava a diferença.

Ocorre que a Prefeitura de Ji-Paraná conseguiu aumentar o teto de recebimentos no Ministério da Saúde. Assim, o governo do Estado entendeu que não precisaria mais subsidiar o tratamento, porque isso poderia ser feito pelo município.

A Clineron anunciou que teria que deixar de atender 50 pacientes, porque o valor repassado é insuficiente. Laerte Gomes propôs que, por um período de seis meses, o Estado subsidie 50% do valor restante e a prefeitura os outros 50%.

Durante reunião de Laerte Gomes com o secretário Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, e com o adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luis Eduardo Maiorquim, houve um pré-acordo, mas posteriormente o município começou a ver ilegalidade em pagar os 50%.

“O que não pode é parar o tratamento desses pacientes. Precisamos encontrar uma forma de resolver essa situação o mais rápido possível, para que ninguém seja prejudicado”, disse Laerte Gomes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS