Demandas da cultura do município foram discutidas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Implementação do fundo municipal de cultura, Lei 190, retomada do Centro Cultural de Mutum-Paraná, eventos do calendário cultural do município. Esses foram alguns dos principais assuntos tratados durante a visita do vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho, ao presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, na manhã desta quarta-feira (5).
“Temos uma equipe técnica formada e competente para trabalhar na área da cultura no município de Porto Velho”, garantiu o responsável da pasta, que convidou o vereador para uma visita ao Centro Cultural de Mutum-Paraná, que atualmente está sendo administrado pela Usina Hidrelétrica Jirau. O vereador Maurício Carvalho deve se deslocar para Nova Mutum, com sua comitiva e uma equipe da Funcultural, no próximo dia 12, para visitar o complexo construído com auditório, acervo da UHE Jirau e memorial.
“Queremos cuidar, tomar pra nós a responsabilidade do Centro Cultural de Mutum-Paraná, que hoje é conservado por Jirau. Com quatro funcionários nós conseguimos manter o local e Jirau ainda disponibiliza as casas para os funcionários morarem. Assim nós poderíamos desenvolver ações voltadas para toda a população daquela região, como Jaci-Paraná, Mutum e Abunã”, disse Ocampo Fernandes. A estrutura conta com auditório, acervo da UHE e memorial.
Para a equipe técnica da Funcultural, o maior gargalo no que tange à realização de grandes eventos em Porto Velho é a demanda de reformulação da Lei 190, que já vem de alguns anos. Uma proposta havia sido encaminhada, em maio de 2013, e todo o processo para que ela fosse apreciada pelo Executivo e pelo Legislativo havia sido devidamente montado, contudo o processo não avançou. Os técnicos também afirmam que é necessário buscar fontes de captação de recursos junto à iniciativa privada para a realização de grandes eventos na capital.
O vereador Maurício Carvalho afirmou que voltará a se reunir com a equipe da Funcultural, em breve, para estudar a possibilidade de uma lei de incentivo que realmente atenda as necessidades da Fundação, e consequentemente os anseios da população no que compete a cultura no município de Porto Velho. “Nosso gabinete estará sempre disponível para receber a equipe da Funcultural e buscarmos ideias e unirmos esforços para melhor fomentar a cultura em nosso município, que é tão carente de eventos culturais, em especial os de grande porte”, finalizou o vereador.
No calendário da Funcultural, os próximos eventos programados são o Desfile das Escolas de Samba, previsto para o dia 30 de abril, além do evento Macha para Jesus, agendada para o dia 15 de junho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!