Anderson do Singeperon denuncia secretário da Sejus por mentir e omitir informações

Ao visitar pessoalmente a Casa de Detenção às 22h de terça-feira (21/02), o parlamentar tomou cópia da Ocorrência nº 628-04, registrada em livro pelos próprios agentes penitenciários plantonistas, e constatou que o secretário mentiu sobre o número de celu

Anderson do Singeperon denuncia secretário da Sejus por mentir e omitir informações

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O deputado estadual Anderson do Singeperon (PV) denunciou nesta quarta-feira (22/02), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que o secretário de Estado de Justiça de Rondônia, Marcos Rocha, mentiu e omitiu informações durante a coletiva de imprensa, em referência à revista realizada no último dia 20, com o uso das Forças Armadas, na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco).

Ao visitar pessoalmente a Casa de Detenção às 22h de terça-feira (21/02), o parlamentar tomou cópia da Ocorrência nº 628-04, registrada em livro pelos próprios agentes penitenciários plantonistas, e constatou que o secretário mentiu sobre o número de celulares apreendidos, onde foram divulgados 19, segundo matéria do G1 Rondônia, mas que somente 12 celulares apreendidos foram registrados no Livro, sendo sete na cela F-1, três na H-2, um na J-3 e um na J-4.

Além disso, o secretário teria omitido a participação dos agentes penitenciários do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) e de policiais militares do Grupo de Operações Especiais (GOE), resumindo-se em culpar uma categoria de um possível “afrouxamento” da segurança e fiscalização no presídio.

“O senhor deveria ter falado na sua matéria do G1 que os agentes estavam apoiando que não foi somente o Exército Brasileiro que entrou lá, que o equipamento que o Exército tem, muito bom, deveríamos ter também para encontrar bomba, para encontrar armamento. E que as suspeitas de que haveria armas de fogo no Urso Branco, não encontraram nada”, afirmou Anderson na tribuna.

O deputado denunciou ainda que um preso ajudou na revista e que o fato não foi registrado no Livro. “A verdade tem que ser dita, não dizer que uma categoria está afrouxando a segurança dentro dos presídios do estado, que não está, porque trabalhamos lá dentro com as condições que o Estado nos oferece. Condições essas que são falhas, porque não tem efetivo, não tem capacitação técnica”, criticou.

Outra mentira, segundo o parlamentar, é em relação ao entorpecente, que na matéria diz 64 porções. “Na ocorrência diz 29 porções aparentemente de maconha e 30 aparentemente de cocaína”, citou.

Ao classificar o secretário Marcos Rocha como um demagogo, Anderson Pereira disse que meios de burlar a segurança é o que mais existe. “Sofremos com a fragilidade porque detector de metal não pega droga não, raio-x de aeroporto não pega droga em partes íntimas de mulheres e demais visitantes, inclusive nem celular se ele estiver enrolado no papel carbono”, explicou.

Anderson enfatizou que o Estado não cumpre com sua parte, transgride resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo da revista humanizada. “Na minha atuação sindical movi uma ação civil pública para impedir a aplicação dessa revista humanizada porque a resolução do CNJ não está sendo cumprida, onde ela prevê que deve haver um scanner corporal para se implantar esse tipo de revista e isso não acontece. E hoje ainda no estado de tem preso que recebe a visita dentro da sua cela, o que é proibido”, revelou.

 

Na sequência, o deputado Luizinho Goebel (PV) parabenizou Anderson pela defesa e endossou o discurso. “Isso só reafirma um discurso que eu dei há alguns anos, de que esse secretário é muito bom de conversa, que realmente ele não passa de um bom orador, mas também não deixa de ser um grande demagogo. Por muitas e muitas vezes ele expôs essa categoria honrosa dos agentes penitenciários ao ridículo, colocando essa categoria como se ela fosse uma categoria corrupta”, ressaltou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS