‘A sonegação é tão ou mais cruel que a corrupção’, diz Laerte Gomes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Parlamentar tece duras críticas ao aumento de impostos e a sonegadores
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5), o deputado Laerte Gomes (PSDB) fez duras críticas ao que classificou como leniência do governo em relação a sonegadores fiscais. Segundo o parlamentar, para tentar resolver o problema da crise econômica o governo vende aos brasileiros a ideia de que é necessário o sacrifício da população.
“O povo, segundo esse discurso, é obrigado a suportar a carga dos impostos. O que o governo não conta é que existe outro caminho para fechar essa conta. Existem meios que não seja atacar o bolso do cidadão comum”, disse Laerte.
Para o deputado, não há esforço concentrado de combate à sonegação pelo Executivo, um mal que gera prejuízos na ordem de R$ 1,46 trilhão aos cofres públicos.
“É muito dinheiro sonegado. Dinheiro que poderia ser investido na combalida saúde, na educação, na infraestrutura. Se fosse feita a cobrança não haveria necessidade de aumentar impostos”, argumentou o deputado.
Prevendo o envio de futuros projetos do governo para aumento de impostos em Rondônia, o parlamentar avaliou que havendo o repasse devido de tributos embutidos nos preços de produtos e serviços, não há necessidade de sacrificar a população com novos reajustes.
“O problema é que alguns empresários, geralmente os grandes, retêm o imposto e não repassam esse valor para o fisco. Roubam esse dinheiro como se fosse deles. Essa é a pior corrupção que existe”, discursou Laerte.
Ao final do pronunciamento, o parlamentar chamou a atenção do Ministério Público de Rondônia para que cobre do Executivo maior eficácia na arrecadação desses impostos, expurgando a prática de sonegação no Estado. Segundo ele, não adianta o governo reclamar de queda na arrecadação se não apresenta esforços para garantir o cumprimento de obrigações dos devedores.
“Não podemos ficar aqui votando aumento de novos impostos, quando o Estado tem centenas de milhões de reais para receber de grandes empresas de Rondônia. Elas se apoderam do que não é seu, que é o dinheiro do imposto que foi pago pelo cidadão para que fosse repassado ao governo. E ainda tem quem se diz moralista, pai da honestidade. A sonegação é tão ou mais cruel que a corrupção”, concluiu Laerte Gomes, abrindo 12 apartes para os demais deputados debaterem o tema.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!