Léo Moraes quer debater possibilidade de rompimento de barragens

Léo Moraes quer debater possibilidade de rompimento de barragens

Léo Moraes quer debater possibilidade de rompimento de barragens

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Léo Moraes (PTB), é proponente da audiência pública que será realizada no próximo dia 30 de novembro, na Assembleia Legislativa, às 15h. Na pauta, o debate sobre as veiculações nos meios de comunicações sobre a possibilidade de rompimento das barragens das Usinas do Madeira.

O parlamentar disse ter ficado preocupado com as informações repassadas no último dia 6 de novembro, durante a audiência pública em Manaus, que debateu sobre os impactos ambientais advindos da instalação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Na audiência, proposta pelo de deputado estadual Dermilson Chagas (PDT-AM), o doutor em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside destacou que a falta de uma avaliação séria antes da obra, colocou as barragens sob risco de rompimento.

O pesquisador explicou que os estudos para a construção das hidrelétricas previam apenas as cheias anteriores e não levaram em consideração as mudanças climáticas previstas para o futuro.

Segundo Fearnside, a previsão de mudanças climáticas é de que haverá mais enchentes grandes. O problema, disse, é que as usinas foram desenhas nas enchentes passadas. Na de 2014, chegoui no limite. Dessa forma, existe o risco de que, provavelmente, elas não suportem e se rompam podendo haver tragédia em Porto Velho.

“O vertedouro das usinas não tem capacidade para grande enchentes no futuro”, afirmou Philip Fearnside.

Léo Moraes pediu com urgência a realização da audiência pública para cobrar dos consórcios responsáveis, explicações e ao mesmo tempo solicitar medidas urgentes que tentem minimizar os prejuízos de ordem social, ambiental e econômica que os municípios da calha do Madeira já estão sofrendo.

“O assunto é sério, urgente e temos que nos assegurar da real situação das usinas, pois a população precisa saber da verdade. Estou vigilante!”, garantiu Léo Moraes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS