Uma certeza é que até o dia 05 de julho, data final para registro das candidaturas no TRE, pouca coisa mudará entres os nomes majoritários ao Governo de Rondônia, porém, tudo indica que haverá mudanças entre os nomes dos candidatos a vice-Governador.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O mês de junho trouxe consigo todas as conhecidas especulações políticas das primeiras convenções partidárias.
Porém como já é um fato comum em campanhas eleitorais à decisão tomada na convenção nem sempre é o que realmente acaba sendo homologado no TRE/RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia).
Rondônia conta com um colégio eleitoral de 1.127,154 (Um milhão, cento e vinte e sete mil, cento e cinquenta e quatro) eleitores e 30 (trinta) partidos registrados.
Serão eleitas cinco cadeiras politicas na esfera federal e estadual, os eleitores votarão nos candidatos a Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente da República.
A campanha
Desde a última semana a tradicional correria no período de convenções políticas tomou conta da capital.
O PSDB optou por uma reunião um pouco menos “esfuziante” que outras legendas e apenas confirmou o nome de Expedito Júnior e Neodi de Oliveira para o governo do estado de Rondônia.
Os tucanos rondonienses entrarão na disputa aliados com mais 10 partidos, o PSD (Partidos Social Democrático), SDD (Solidariedade), PEN (Partido Ecológico Nacional), PSDC (Partido Social Democrata Cristão), PSL (Partido Social Liberal), PSC (Partido Social Cristão), PT do B (Partido Trabalhista do Brasil), PHS (Partido Humanista da Solidariedade), PRB (Partido Republicano Progressista), PMN (Partido da Mobilização Nacional) e DEM (Democratas).
Já o atual governador do estado de Rondônia, Confúcio Moura, lançou sua candidatura à reeleição em uma convenção “pirotécnica”, buscando impactar a força de candidato de situação que é, o PMDB lotou a casa de show Talismã 21 e anunciou a chapa “Puro Sangue”, com o peemedebista Lúcio Mosquini.
Porém, em menos de 48 horas o PMDB baixou a guarda e decidiu buscar uma aliança para indicar o nome do vice de Confúcio.
O PT de Rondônia, que nessa eleição busca uma renovação dentro de suas próprias estruturas políticas, realizou uma modesta convenção na sua sede em Porto Velho.
Prevaleceu o nome do deputado federal Padre Ton, porém ainda existe a possibilidade do PT recuar e seguir a convergência nacional se aliando ao PMDB de Confúcio Moura.
Os socialistas do PSOL entrarão na disputa com Pimenta de Rondônia.
A única mulher na corrida ao Governo de Rondônia deverá ser Jaqueline Cassol, que encabeçará uma frente com PR (Partido da República), PP (Partido Progressista), PPS (Partido Popular Socialista), PROS (Partido Republicano da Ordem Social), PRP (Partido Republicano Progressista), PV (Partido Verde), ainda existe a possibilidade de outros partidos integrarem o grupo coordenado pelo Senador Ivo Cassol.
Uma certeza é que até o dia 05 de julho, data final para registro das candidaturas no TRE, pouca coisa mudará entres os nomes majoritários ao Governo de Rondônia, porém, tudo indica que haverá mudanças entre os nomes dos candidatos a vice-Governador.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!