ARTIGO - Só mesmo no Brasil - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Só mesmo no Brasil - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Só mesmo no Brasil - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Comprovadamente, há coisas que só acontecem no Brasil. Daí por que soar verdadeira a frase atribuída ao ex-presidente da França, Charles de Gaulle, de que não somos um país sério. Desgraçadamente, essa é a mais pura e cristalina das verdades. E o exemplo vergonhoso dessa afirmação pode ser observado na conduta da Assembléia Legislativa de Rondônia.
 
Sob a débil justificativa de que a ALE ainda não tem seu Código de Ética e Decoro Parlamentar, o presidente da Comissão Processante, deputado Eurípedes Lebrão (PTN), julgou por bem invocar o art. 9º do Código da Câmara dos Deputados, no qual se acha a figura do defensor dativo, para defender dois dos sete deputados envolvidos na Operação Termópilas, já que os mesmo não teriam apresentado suas contestações, dentro do prazo estipulado em lei.
 
O defensor dativo é um advogado, nomeado pelo juiz para a defesa de um réu, quando este não tem condições de contratar ou constituir um defensor, para representá-lo em processo criminal ou civil. Depois do que se viu na televisão, fica difícil acreditar que essa gente não tenha grana para contratar advogados. E de onde sairá o dinheiro para pagar os honorários desses profissionais? Com certeza, dos cofres do Estado.
 
O parágrafo único do art. 9º diz que a escolha do defensor ficará a critério do presidente da Comissão, que poderá nomear um deputado, desde que este não seja membro do Conselho. Então por que o presidente Lebrão não escolheu um parlamentar, evitando, assim, mais essa despesa para o contribuinte rondoniense, já exaurido com um sem-número de impostos, taxas e contribuições?
 
Durante a campanha eleitoral, o cidadão promete ao povo o mundo encantado da fantasia. Uma vez eleito, mete os pés pelas mãos e dana-se a fazer coisas erradas e a população ainda é obrigada a pagar advogado para defendê-lo. Só mesmo no Brasil. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS