CASSOL MENTIU? - Hospital de Cacoal não tem registro de óbito em UTI

CASSOL MENTIU? Hospital de Cacoal não tem registro de óbito em UTI

CASSOL MENTIU? - Hospital de Cacoal não tem registro de óbito em UTI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Diferentemente do que tem sido veiculado por parte da imprensa rondoniense, não foi registrado nenhum óbito nas UTIs do Hospital regional de Cacoal (HRC) esta semana. A internação no HRC, seja nas clínicas, seja nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) segue normas e procedimentos instituídos pelo Ministério da Saúde (MS) para unidades de Referência e deve, obrigatoriamente, ser feita através do Sistema de Regulação, conforme explicou a direção da unidade hospitalar.
“Não existe a possibilidade de um paciente morrer esperando por uma vaga na UTI especificamente do HRC, pois o procedimento reza que, um paciente que está em vias de internação em UTI em uma unidade de qualquer município, esta unidade deve requisitar a internação a uma unidade de alta complexidade mais próxima, por meio da Regulação.
Não havendo vaga nesta ou naquela unidade, o procedimento é que a internação seja requisitada a outra unidade, mesmo que seja na Capital, e não deixar o paciente esperando vaga nesta ou naquela unidade específica. Não se sai ‘catando’ pacientes por aí e largando em qualquer lugar...estamos lidando com a saúde das pessoas, as coisas não funcionam assim, existem procedimentos técnicos”, explicou a diretora executiva do HRC, Luciana Marins Borba Faria.
Sobre a situação das UTIs em Rondônia, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), José Batista, lembrou que em Vilhena, o Governo aumentou o número de leitos de UTI de 10 para 14; em Ji-Paraná aumentou de 6 para 8, somente este mês o Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, inaugurou mais 10 leitos de UTI e o próprio Hospital Regional de Cacoal, que foi entregue pela administração anterior com 5 leitos, hoje trabalha com 7 leitos e até amanhã, 24, mais três leitos de UTIs serão disponibilizados à população.
“Estamos finalizando uma sala de UTIs com capacidade para 10 leitos no HRC, mas mesmo assim não vai ser o suficiente para atender a toda população. Temos uma defasagem de leitos no Estado muito grande, reflexo de quase uma década de descaso com a saúde.
Estamos trabalhando para regularizar esta situação, mas sabemos que isso não se faz de uma hora para outra”, disse Batista, ressaltando que, como a diretora do HRC explicou, somente quem desconhece os procedimentos hospitalares pode achar que alguém morre esperando para ser internado neste ou naquele hospital, o pedido de internação em UTI é feito ao Estado todo, e o paciente é transferido para a unidade que estiver com vaga disponível.
“Em um hospital só existem três situações: pessoas nascem, pessoas são tratadas ou pessoas morrem essa é a rotina de um hospital, nascem, são tratadas e morrem pessoas todos os dias nos hospitais do mundo todo”, concluiu Batista.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS