Onda de escândalos - Por Valdemir Caldas

Ventos moralizadores começam a soprar nos quatro quadrantes do estado de Rondônia. Já não se trata de destacar a cassação do deputado estadual Miguel Sena (PV), por infidelidade partidária, nem a condenação de envolvidos no escândalo da folha de pagamento

Onda de escândalos - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ventos moralizadores começam a soprar nos quatro quadrantes do estado de Rondônia. Já não se trata de destacar a cassação do deputado estadual Miguel Sena (PV), por infidelidade partidária, nem a condenação de envolvidos no escândalo da folha de pagamento paralelo da Assembléia Legislativa de Rondônia.
 
Muito mais que isso, importa destacar a tendência a aprofundarem os primeiros movimentos no sentido da moralização e da renovação de costumes, de tal maneira que se não exclua nem nível administrativo, nem qualquer dos poderes.
 
Nesse aspecto, manda o bom senso que a justiça rondoniense volte suas vistas para fatos que estão acontecendo no âmbito da administração municipal, como, por exemplo, a interminável obra da avenida Vieira Caúla, dentre outras, que se arrastam há vários anos.
 
Na Câmara Municipal de Porto Velho, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tenta desvendar os mistérios que cercam a transferência de uma extensa área de terras para uma Cerâmica. No local, residiam quase quatrocentas famílias, de cujos lares foram escorraçados, por decisão judicial, já que a prefeitura não regularizou o terreno, como prometera o prefeito Roberto Sobrinho.
 
Agora, vem o presidente da Associação dos Servidores Públicos da Saúde, Cleveland Heron, e reforça a denúncia da existência de uma folha de pagamento paralela na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Segundo ele, mais de seiscentos mil reais do SUS (Sistema Único de Saúde) estariam sendo usados irregularmente para pagamento de gratificações.
 
Ainda de acordo com Heron, não há critérios técnicos para pagamentos das gratificações, cujos valores variam de cinco a dez mil reais. Parece que o que conta é a aproximação do beneficiado com a autoridade de plantão. O presidente da ASSEMP enviou expediente a cada um dos dezesseis vereadores da Câmara Municipal. No documento, ele alerta aos parlamentares para a gravidade do problema e pede a adoção de medidas administrativas para estancar a sangria.
 
Uma primeira providência, nesse sentido, seria a exoneração do secretário Williames Pimentel. A ética precisa prevalecer sobre qualquer aspiração pessoal ou partidária. A administração Sobrinho precisa sair do caminho da dubiedade político-administrativa, mostrar que tem consciência da realidade social por que passa o município e combater, sem trégua, eventuais desvios de conduta, que atentem contra o erário e as legítimas aspirações da população.
 
O combate à corrupção, ao nepotismo, ao clientelismo, ao fisiologismo e tantas outras práticas condenáveis que enxovalham a administração pública, nos mais diferentes escalões do poder, merece todo o apoio do povo. Agora, o que se não pode aceitar é a complacência com aqueles que confundem o dinheiro público como repasto à satisfação pessoal e de grupelhos. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS