Deputado Tiziu apresenta requerimento pedindo a paralisação das obras da Usina de Jirau

Deputado Tiziu apresenta requerimento pedindo a paralisação das obras da Usina de Jirau

Deputado Tiziu apresenta requerimento pedindo a paralisação das obras da Usina de Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Deputado estadual Tiziu Jidalias (PP - Ariquemes) apresenta requerimento à Mesa Diretora da Assembléia pedindo a imediata paralisação das obras da Usina de Jirau no rio Madeira, em Porto Velho. No documento Tiziu pede que o Governo do Estado seja comunicado e tome as devidas providências para o embargo das obras de Jirau, até que sejam sanadas as irregularidades que contrariam a constituição estadual. O líder do Governo na Assembléia fez a leitura do requerimento ontem à tarde (05-10).
 
Na última semana – durante Audiência Pública para tratar sobre as usinas - Tiziu propôs aos demais membros da Ale a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Consórcio Jirau quanto a possíveis irregularidades praticadas pelo consórcio vencedor do empreendimento. Ontem o deputado apresentou requerimento pedindo a imediata paralisação da construção da usina hidrelétrica de Jirau.
 
A CPI foi aprovada e vai verificar denúncias de irregularidades quanto a danos ambientais, licença ambiental, utilização de terreno sem a devida autorização do Estado e aplicações das compensações ambientais e sociais na construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
Tiziu Jidalias afirmou que o estudo de viabilidade para a construção da Usina de Jirau foi realizado na Ilha do Padre e que a Assembléia, inclusive, alterou a constituição estadual para permitir ao Estado a autorizar o empreendimento no referido local. No entanto, o consórcio Jirau iniciou a obra na ‘Cachoeira do Inferno’, cerca de dez quilômetros distante da Ilha do Padre.
 
Conforme a denúncia, o Consórcio Jirau estaria economizando algo em torno de R$ 10 milhões com esta mudança, além de não ter feito estudos técnicos e de impacto ambiental. A CPI também vai investigar a construção de casas na localidade de Nova Mutum - num terreno pertencente ao Governo do Estado - sem qualquer autorização.
 

O deputado acrescenta ainda, que o Consórcio Jirau não está cumprindo com os acordos firmados em investir em segurança, educação e saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS