O segundo colocado às eleições de senador em 2006, Acir Gurgacz, foi diplomado às 11h10min desta quarta-feira (23), na sala da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), em substituição ao senador Expedito Júnior. Acir obteve no último pleito o total de 210.351 votos, ficando com percentual total de 31,10% dos votos válidos. Na sessão, o presidente do TRE-RO, desembargador Gabriel Marques, diplomou apenas o senador, deixando os suplentes sem diplomação.
Expedito Júnior, eleito em 2006 com 267.728 votos, foi alvo de investigações sobre compra de votos deflagrados na “Operação Garoupa” da Polícia Federal no mês de dezembro. A operação constatou que cerca de 700 vigilantes da empresa Rocha Vigilância receberam a quantia de R$ 100, por volta dos dias 28 e 29 de setembro, poucos dias antes das eleições 2006. Na época, os policiais federais filmaram e fotografaram toda a operação da possível compra de voto.
No dia 12 de abril o TRE-RO decretou a cassação do mandato de Expedito Júnior, por sete votos a zero, em um julgamento que durou mais de três horas. Acir deveria ser diplomado no dia seguinte, porém não isso não aconteceu pois suas contas de campanha não haviam sido julgadas, alegou o presidente do TRE-RO, Gabriel Marques.
Expedito se manteve no cargo, devido a concessão de liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Caputo Bastos, que entendeu que o senador deveria manter-se no cargo até a publicação do acórdão pelo TRE-RO.
No TRE-RO, Expedito apresentou embargos de declaração, com efeito modificativo, contra sua cassação no dia 17 de maio. Porém, por entender que o recurso era meramente protelatório, a Corte aplicou uma pena adicional ao senador e rejeitou o recurso.
Na última segunda-feira (21), Expedito protocolou pedido na Medida Cautelar (MC) 2191, em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o ministro Caputo Bastos estendesse os efeitos da liminar concedida em 17 de abril, para suspender a cassação de seu mandato. Ele pediu a ampliação da liminar até o julgamento de um outro pedido de liminar específica para o recurso [Especial ou Ordinário] que o senador iria ajuizar para ser analisado pelo TSE.
Neste requerimento, o senador alegou que a liminar concedida pelo ministro Caputo Bastos expirava, então, na terça-feira (22), “ensejando a possibilidade de o segundo colocado vir a ser diplomado e empossado no cargo de senador”.
RECURSO
Para manter-se no cargo, Expedito Júnior aguardará parecer de nova liminar a ser pleiteada nesta quarta(23), para suspender o acórdão agora até o julgamento do Recurso Ordinário pelo TSE. Porém com a diplomação de Acir Gurgacz, este também terá direito a foro privilegiado, e também lutará para manter-se diplomado e empossado senador.
Notícias relacionadas:
Gabriel Marques chega ao TRE para diplomação de Acir
Desembargador Gabriel Marques está a caminho do TRE para diplomação de Acir Gurgacz
Prefeito de Porto Velho se encontra no TRE para diplomação de Gurgacz
Acir Gurgacz aguarda no TRE sua diplomação que deve sair a qualquer momento