O prefeito Roberto Sobrinho destacou ontem, durante a solenidade de lançamento do projeto Patrulha Eleitoral, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a iniciativa do órgão de integrar a população no trabalho de fiscalização da campanha eleitoral deste ano. Para ele, a participação popular é fundamental para que as eleições sejam realizadas de forma limpa, evitando que os candidatos se excedam em suas campanhas, na ânsia de conseguir votos. O projeto é inédito no País.
*O prefeito disse que o TRE acertou na escolha de jovens para integrar o Patrulha Eleitoral. São 72 estudantes de escolas públicas de bairros diferentes. A capacitação ocorreu durante dois dias. O prefeito disse que os jovens, com seu espírito de rebeldia, não aceitam injustiças de forma passiva, como geralmente acontece com os adultos. “Eles vão à luta, brigam pelos seus direitos e isto é fundamental para evitar abusos no processo eleitoral”, destacou, acrescentando que eles representarão um diferencial nestas eleições.
*O corregedor eleitoral, Roosevelt Queiroz, afirmou que o TRE atuará de forma rigorosa para impedir a desobediência à legislação. Ele disse que todas as informações repassadas à Corregedoria serão apuradas de forma minuciosa, e os infratores julgados dentro da lei.
*O presidente do TRE, Gabriel Marques, enfatizou a participação dos servidores do órgão na execução do projeto. “Sem eles, nada disso seria possível”, declarou. Para Gabriel Marques, os servidores estão sempre preocupados em fazer algo de positivo visando beneficiar da população. “Eles trabalharam e continuam trabalhando de forma incansável para que houvesse mais ética na política este ano”. Os alunos terão um número de telefone 0800 específico para fazerem as denúncias.
*O Patrulha Eleitoral teve até composição de música, escrita pelo servidor Luciano Olavo. “Isto serve para mostrar o empenho dos servidores”, afirmou Gabriel Marques. A música o Eleitor do Futuro foi apresentada pelo coral do TRE, recebendo elogios dos participantes do evento, entre eles, a comandante Geral da Polícia Militar, Angelina Ramires; os juízes eleitorais, o delegado Geral da Polícia Federal, Joaquim Mesquita; Geraldo Magela, juiz federal.