APROVADO: Combate aos piratas nos rios será obrigação das polícias estaduais

O Senado aprovou proposta busca combater crimes nos rios da Amazônia e segue para a Câmara dos Deputados

APROVADO: Combate aos piratas nos rios será obrigação das polícias estaduais

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
12 pessoas reagiram a isso.
A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou, o Projeto de Lei 4.513/2024, que obriga as polícias civis e militares a criarem unidades especializadas para investigar crimes e realizar patrulhamento fluvial. O texto segue para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.
 
O relator, senador Marcio Bittar (PL-AC), manteve o texto original apresentado pelo autor, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), com apenas ajustes de redação. Segundo Bittar, a Constituição e as leis orgânicas das corporações não deixam claro quem deve exercer o policiamento nos rios, o que enfraquece a segurança nessas áreas.
 
“Os rios, especialmente os da Amazônia, vêm sendo palco de crimes. Conhecidos como ‘piratas do Norte’, os criminosos, aproveitando-se da ausência do Estado, atacam balsas e canoas para roubar e financiar outras atividades ilegais, como o garimpo”, afirmou o relator.
 
Pelo projeto, o policiamento fluvial caberá às Polícias Militares, enquanto as investigações ficarão sob responsabilidade das Polícias Civis. Para isso, o texto propõe alterações nas leis orgânicas das duas forças — a Lei 14.751 e a Lei 14.735, ambas de 2023.
 
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) elogiou a proposta e destacou a importância da especialização para reforçar a segurança pública nas regiões ribeirinhas.
 
“É importante que haja destacamento das polícias militares com treinamento específico para o patrulhamento. As estradas amazônicas são os rios, que também são rotas do narcotráfico”, afirmou.
 
Atualmente, o policiamento e o combate a crimes em rios brasileiros contam com a atuação da Polícia Federal e da Marinha, que realizam operações conjuntas em áreas críticas, especialmente na Amazônia.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS