No dia 20 de agosto, Maurão de Carvalho, teria sido flagrado provocando incêndio em uma fazenda dele na BR-364
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última sexta-feira (15) o ex-deputado estadual, Maurão de Carvalho, foi mais uma vez alvo de ação policial contra desmatamento ilegal e incêndio florestal em Porto Velho (RO).
O Ministério Público de Rondônia junto com a Polícia Civil e Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram a Operação Prometheus.
A ação aconteceu na região da BR-364, Ponta do Abunã e Nova Mutum Paraná.
No último dia 20 de agosto, Maurão de Carvalho, teria sido flagrado provocando incêndio em uma fazenda dele na região de Nova Mutum Paraná durante a Operação Temporã.
As investigações se aprofundaram e uma medida cautelar foi expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho com finalidade de obter mais provas referente ao crime de incêndio, previsto no artigo 250, § 1º, inciso II, alínea "h", do Código Penal, além de outros crimes ambientais interligados.
De acordo com o que foi apurado, Maurão de Carvalho e outros alvos da operação, intencionalmente e aproveitando-se do período em que os incêndios no Estado estava em níveis alarmantes (junho de 2024), atearam fogo em área de pastagem equivalente a aproximadamente 450ha, colocando em risco a integridade física de pessoas que se encontravam no local, manejando o gado, e, ainda, gerando extenso prejuízo patrimonial ao arrendatário da área.
Durante as buscas da polícia na sexta-feira (15) foram apreendidos eletrônicos e aparelhos celulares com autorização de acesso aos seus dados.
O nome atribuído à operação é referência à mitologia grega, segundo a qual Prometheus foi o titã responsável por roubar o fogo de Zeus e o entregar aos homens, razão pela qual foi severamente punido pelo deus grego.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!