FAKE: PC prende acusados de criarem perfis falsos para caluniar e extorquir pessoas

Os investigados contabilizaram mais de 30 ocorrências policiais registradas nos anos de 2022 e 2023, além de inúmeros outros casos subnotificados

FAKE: PC prende acusados de criarem perfis falsos para caluniar e extorquir pessoas

Foto: Assessoria PC

Na manhã desta quarta-feira(28/06), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 1ª Delegacia de Buritis/RO, deflagrou a operação CiberCrime em combate a criminosos que utilizavam perfis difamar, injúriar e calúniar vítimas(pessoas físicas e jurídicas) no município de Buritis e região.
 
 
Segundo as investigações, alguns perfis exigiam o pagamento de valores para não divulgar fofocas(supostos casos extraconjugais), assédios a funcionários(contra empresas) ocasião em que os proprietários se viam obrigados a pagar os valores para não sofrer prejuízo moral e, conseqüentemente, financeiro.
 
 
Os investigados contabilizaram mais de 30 (trinta) ocorrências policiais registradas nos anos de 2022 e 2023, além de inúmeros outros casos subnotificados.
 
 
O inquérito apurou que os perfis também divulgaram informações falsas em relação a ataques em escolas, o que gerou pânico à população local no mês de abril deste ano.
 
 
A ação policial visa cumprir 5 (cinco) mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos.
 
 
Os delegados Niki Locateli e Leomar Gonçalves presidiram as investigações e ressaltaram a extremamente complexa da ação por se tratar de crime cibernético envolvendo inúmeros perfis com dados falsos e ocultos, o que demandou intenso trabalho de inteligência.
 
 
Essa é a primeira fase da operação que terá prosseguimento após a análise do material apreendido.
 
 
Na mesma oportunidade a Delegacia Especializada em Repressão aos crimes contra o patrimônio - DERF de Ariquemes está cumprindo 05 (cinco) mandados de prisão e um de busca e apreensão pertinentes a crime de roubo com restrição de liberdade das vítimas que ocorreu em Buritis, totalizando o cumprimento de 11 medidas cautelares na operação.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS