KURARITINGA: Operação conjunta é deflagrada em área indígena para coibir extração de madeira

A operação contou com a atuação de cerca de 100 servidores dos citados órgãos, além de duas aeronaves

KURARITINGA: Operação conjunta é deflagrada em área indígena para coibir extração de madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho/RO -  A Polícia Federal, em cooperação com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o 17º Batalhão de Infantaria e Selva - EB, a Força Nacional de Segurança, a Sesdec/RO, o Censipan e a Funai realizou nos dias 18 e 19 a Operação Kuraritinga, desenvolvida na região de União Bandeirante e na Terra Indígena Karipuna. 

 

A operação contou com a atuação de cerca de 100 servidores dos citados órgãos, além de duas aeronaves.


A referida Operação foi uma resposta dos órgãos do Estado aos grupos de indivíduos que se organizavam para explorar as riquezas naturais da reserva indígena, em especial a extração ilegal de madeira, bem como ameaçar agentes públicos que fiscalizam a região.


A investigação iniciou-se com a identificação de organização criminosa interiorizada na terra indígena KARIPUNA, que se localiza próxima ao distrito de União Bandeirantes, nesta capital.


No decorrer da investigação, identificou-se uma rede de comunicação clandestina utilizada pelos criminosos para dificultar as fiscalizações policiais, bem como realizar o enfrentamento às forças do Estado.


Durante a deflagração da operação as equipes enfrentaram outras barreiras criadas pelos criminosos na região, dificultando o acesso à terra indígena.


Foram apreendidos 01 trator trator Skidder, 01 máquina pá carregadeira, 01 espingarda calibre 12, 01 espingarda calibre .22,  03 motosserras e equipamentos de rádio. 

 

Foram ainda inutilizados 01 trator, 04 motocicletas, 03 acampamentos e 01 antena rádio comunicação, todos utilizados pelo grupo criminoso para a extração ilegal de recursos naturais em terra indígena. Foi também localizada grande quantidade de madeira já derrubada e pronta para extração da terra indígena. 


Os indivíduos identificados responderão pelos crimes de extração ilegal de madeira, desenvolvimento de  radiocomunicação clandestina e associação criminosa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS