OCTANAGEM – Polícia apreendeu 2500 litros de combustível e armas de fogo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta quinta-feira, 04.08, a Polícia Civil deflagrou a fase ostensiva da Operação Octanagem, tendo como objetivo precípuo a apuração de uma suposta organização criminosa dirigida para a subtração e comercialização de combustíveis fora dos padrões técnicos.
A investigação se iniciou com denúncia anônima por meio do telefone Disque Denúncia “197” dando conta que caminhões-tanque, após saírem carregados da base de distribuição, se deslocavam até uma chácara onde parte do combustível transportado era descarregado (subtraído), para posteriormente ser comercializado ilegalmente.
Diligências preliminares foram realizadas com o fim de verificar a procedência das informações, delineando envolvimentos e modus operandi.
VEJA TAMBÉM:
PC deflagra operação contra suspeitos de adulterar e desviar combustível
Apurou-se que a ação contaria com a participação direta dos motoristas, os quais deveriam seguir, em tese, diretamente da base de distribuição para os postos de combustíveis.
Depois da subtração do combustível, os indícios são de que o mesmo volume era substituído por outro líquido, para a retirada não seja percebida.
Nesta etapa as diligências foram executadas com intuito de flagrar o esquema em funcionamento, angariar elementos de informação e ainda apreender documentos, instrumentos e arrecadar demais objetos que sirvam de prova à investigação, individualizando as práticas criminosas e autorias delitivas.
Os supostos crimes praticados são furto qualificado (art. 155, §4º, II e IV do CP), receptação (art. 180 do CP), crime contra a ordem econômica (art. 1º, I Lei 8.176/91), crime ambiental (art. 56 da Lei 9.605/98) e associação criminosa (art. 288 do CP).
Nesta fase da operação foram executados 7 mandados de prisão temporária, 8 mandados de busca e apreensão em residências, 5 mandados de busca e apreensão de veículos, sendo apreendidas 8 armas de fogo (5 espingardas e 3 revólveres), R$ 4.131,00 reais e aproximadamente 2500 lt de combustível e lavrados três autos de prisão em flagrante.
Para esta fase da operação a Polícia Civil contou com o apoio da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!