A Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), comandada pelas Delegadas Alessandra Paraguassu e Juracy Henrique de Souza, apreendeu na manhã de 12(doze) de julho de 2012, ás 06h da manhã um adolescente de 16 anos acusado de roubo e lesão corporal.
No mês de junho do corrente ano, no bairro Castanheira, José de Bonifacio Alemão estava saindo a pé de uma escola para a qual combinava a execução de um serviço de pintura, enquanto caminhava com uma bolsa tipo pochete na cintura, o adolescente, montado em uma bicicleta e de posse de um revólver, calibre 38 (trinta e oito) o abordou anunciando um roubo. Após abrir a pochete e ver que não tinha dinheiro, o adolescente ameaçou atirar em José caso este não lhe entregasse o dinheiro que acreditava estar com José, o cidadão tentou reagir, mas sofreu dois disparos efetuados pelo adolescente que em seguida fugiu.
José de Bonifacio Alemão ficou paraplégico em decorrência dos disparos efetuados pelo menor.
As delegadas de Polícia Civil responsáveis pela DEAAI informaram que a Delegacia de Homicídios iniciou as investigações, porém por se tratar de crime cometido por adolescente, foi declinada a competência à DEAAI para apuração do fato.
Na manhã de quinta-feira, 12(doze) de julho, policiais civis cumpriram um mandando de busca e apreensão na residência do adolescente que não esboçou reação e confessou todo o ato infracional. O adolescente infrator está agora à disposição do Juiz da Vara da Infância e Juventude do tribunal de Justiça e pode ser submetido à internação com duração de seis meses a três anos a ser cumprida na casa do adolescente sentenciado.